Home >>  O seu bebê, semana a semana  >>  Semana 9 da gravidez: desenvolvimento do diafragma

Semana 9 da gravidez: desenvolvimento do diafragma

Durante a semana 9 da gravidez, as pálpebras do bebê já estão formadas, embora ainda fechadas. Essa abertura só se produzirá perto das 26 semanas de gravidez.

O bebê na semana 9 da gestação

O aspecto do bebê

Nesta semana 9,  o bebê mede 22 a 30 mm da cabeça às nádegas.

A aparência do bebê torna-se mais definida. Nesta semana, o crescimento de mãos, pernas e braços é mais rápido. Os dedos separam-se e os pés alongam-se. O lábio superior termina de formar-se e as orelhas são salientes. A cabeça cresce, equivalendo agora a quase metade do tamanho do corpo inteiro do feto. Além disso, o bebê entra em uma fase de crescimento acelerado, passando o seu comprimento ao dobro durante as três seguintes semanas. Durante esta semana, a cauda que se tinha formado nas semanas anteriores, começa a se ocultar, até desaparecer por completo.

O desenvolvimento fetal

Na mesma semana, o coração do bebê bate cerca de 170 vezes por minuto, o que corresponde ao dobro de velocidade de batimentos cardíacos em um adulto. Uma parte importante do músculo, que será o diafragma, passa a separar as cavidades abdominal e torácica. Enquanto isso, o tecido da placenta instala-se em uma zona da parede do útero, embora ainda não esteja totalmente operacional.

Por outro lado, o bebê já está em movimento, mesmo que você ainda não seja capaz de o sentir. O sistema nervoso expande os seus conectores por todo o corpo e realiza movimentos de espasmos e involuntários que o cérebro ainda é incapaz de controlar. O feto se agitará de forma ocasional. Esses movimentos, que poderá constatar através de uma ecografia (ou ultrassonografia), mostram que seu bebê é saudável.

Tags: , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?