Home >>  O seu bebê, semana a semana  >>  Semana 8 da gravidez: o feto

Semana 8 da gravidez: o feto

O bebê na semana 8 da gestação

Você alcançou os 2 meses de gestação!

O aspecto do bebê

A partir da semana 8 da gravidez, o seu bebê passa oficialmente do estado de embrião ao de feto. Depois da fase de desenvolvimento embrionária ele adquire este nome, segundo a terminologia médica. Feto significa “pequeno” ou “jovem”.

Além disso, nas quatro semanas seguintes o desenvolvimento do feto estará quase terminado, com os principais os órgãos internos no seu lugar e em crescimento.

Às 8 semanas de gravidez, o feto mede entre 14 a 25 mm da cabeça às nádegas e pesa 4 g.

O desenvolvimento fetal

Você já pode constatar a forma humana de seu filho, sendo que o corpo dele perde a estrutura em curva e se endireita mais. Os membros são mais proporcionais; a pele é transparente deixando ver os vasos sanguíneos.

As orelhas e as pálpebras continuam em formação e os olhos, que continuam afastados entre si, começam a centralizar-se no rosto. O lábio superior, o nariz e as orelhas estão começando a se formar.

Já se podem ver os dedos das mãos e dos pés, ligados por uma membrana. O corpo se estende, sendo possível reconhecer onde se encontrarão depois seus braços e pernas. Os ossos tornam-se mais longos e duros, e suas articulações (pulsos, ombros e cotovelos) podem ser vistas através da pele, a qual é translúcida. O esqueleto é formado por uma cartilagem macia e flexível que começa a endurecer e alongar-se.

As quatro cavidades do coração estão em formação, sendo que ele bate cerca de 170 vezes por minuto.

Os rins estão preparados para produzir urina. Os órgãos como os pulmões, o estômago e o fígado funcionam e continuam a se desenvolver. Por sua vez, os intestinos são compridos e alguns deles formam uma protuberância que dará origem ao cordão umbilical. Nesse momento, o bebê vive dentro do líquido amniótico, constituído na sua maioria por água, que o mantém a uma temperatura constante e o protege de choques.

O bebê faz os primeiros movimentos, como pequenos pontapés após receber em seus músculos mensagens dos nervos. Mensagens essas que agora chegam da medula espinal e não do coração, como anteriormente.

Cabe agora à placenta o papel de alimentar o bebê através do cordão umbilical ligado ao útero. A partir da oitava semana, toma lugar este sistema de alimentação que será o único durante toda a gravidez, fornecendo alimentos, água e oxigênio ao bebê. Através deste meio o bebê também pode receber substâncias nocivas ingeridas pela mãe. Por isso, tenha cuidado com o consumo de medicamentos, álcool ou nicotina! Se trata da saúde do seu futuro filho!

Tags: , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?