Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 7 da gravidez

7 semanas de gestação: a neurogênese

O bebê na semana 7 da gestaçãoNa semana 7 da gravidez você terá maior consciência do seu estado de graça, isto porque as suas hormonas estão bastante activas.

O aspecto do bebê

Ao redor da sétima e da oitava semanas da gravidez, o embrião transforma-se em feto mantendo o seu tamanho de “feijão”.

O desenvolvimento do bebê

Nesta fase, os tecidos e os órgãos formados na fase embrionária amadurecem. As glândulas sexuais estão a desenvolver-se, embora não se possa ainda detectar o sexo do seu filho.

A cauda do embrião começa a aumentar. O bebê vai crescer o dobro nesta semana:  medirá agora cerca de 1 centímetro. O esqueleto adquire forma, assim como os seus membros. Os braços e as pernas ganham maior visibilidade, adquirindo a forma de remo. Um pescoço grande separa a cabeça do corpo. A placenta continua a se formar e começa a fornecer elementos nutritivos do seu corpo ao do seu bebê, eliminando também os resíduos produzidos. O cordão umbilical, isto é, a linha de vida entre mãe e filho, começa a crescer e a se expandir.

O coração do bebê contém agora quatro cavidades e os batimentos cardíacos se acentuam e tornam-se regulares.

A formação de pulmões, ossos e músculos começa. O seu filho já tem apêndice. A base do rosto tem aqui o seu início, ou seja, as cavidades nasal e oral desenvolvem-se para deixar lugar aos olhos, boca e orelhas. Surge uma mancha escura onde se vão formar os olhos e as pálpebras. Os lábios e a língua já estão formados.

Também a cabeça e cérebro do seu filho apresentam um rápido crescimento, ganhando nesta semana saliências que correspondem a 3 partes do cérebro:

  • o mesencéfalo, que coordena as mensagens;
  • o cérebro anterior, encarregado de controlar a memória e o pensamento;
  • o cerebelo ou coluna cerebral, zona que regula a respiração, o coração e os movimentos musculares.

Nesta fase ocorre a neurogênese (ou neurogénese na grafia de Portugal) – um processo extremamente rápido de divisão celular que produz os neurônios. O cérebro do bebê terá um mil milhões de neurônios. A maior parte dos “circuitos” de processamento de informação são formados durante os primeiros quatro meses de gravidez.

Por mais incrível que possa parecer, ao contrário de outras partes do corpo humano, o cérebro não gera novas células (embora existam novas pesquisas que falam da criação de determinados tipos de neurônios). No entanto, embora sejam de difícil renovação, os neurônios têm uma duração de vida muito longa (cerca de 100 anos).

Quando ao que você sente nesta sétima semana, poderá constatar pequenos movimentos do seu filho se recorrer a uma ecografia (ou ultrassonografia). Mas a olho nu, nao sentirá seu bebê mexer até por volta das 18 semanas de gravidez.

 

or

Forgot your details?