Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 6 da gravidez

6 semanas de gestação: a cabeça ganha forma

O bebê na semana 6 da gestaçãoNesta altura supõe-se que a gravidez já terá sido confirmada por meio de uma ecografia (ou ultrassonografia). Contudo, nem sempre é possível detectar o embrião através do exame da ecografia antes das 8 semanas de gestação.

Por isso, pode recorrer-se a uma ecografia transvaginal. Esse exame consiste na introdução de uma sonda na vagina e permite verificar os batimentos de coração do bebê até às 6 semanas.

O aspecto do bebê

O tamanho do seu filho é medido em termos de comprimento cabeça-nádegas até às 14 semanas de gravidez. Uma medida que também é utilizada para calcular as semanas da gravidez e, assim sendo, a data prevista para o parto (DPP) como pode constatar ao usar a calculadora da gravidez.

Na semana 6 da gravidez, o embrião se assemelha a um cavalo-marinho, com uma grande cabeça e uma cauda.

O desenvolvimento do bebê

O bebê encontra-se dentro de uma espécie de bolha de líquido, ou vesícula umbilical, que lhe fornece oxigênio e nutrientes antes da formação total da placenta. Essa bolha de líquido adquire mais tarde o nome de saco amniótico (que contém o líquido amniótico).

A cabeça do embrião é desproporcional em relação ao resto do corpo, correspondendo a 1/3 do total do corpo. Isto porque o desenvolvimento do cérebro é muito rápido nesta fase. Esta desproporção é uma tendência normal nas crianças, mesmo durante os primeiros anos de vida.

Em paralelo, surgem determinados botões que estão na origem dos membros. Na base da cabeça há pregas a marcar a fundação do rosto, principalmente as orelhas e os olhos, que se encontram agora separados.

Se registra um desenvolvimento de seus dedos e suas pernas, deixando adivinhar a forma dos dedos. A coluna vertebral começa a ganhar forma com o surgimento das vértebras.

O coração que já bate, apresenta apenas 2 cavidades em vez das 4 normais, tendo em conta que a circulação ainda não se desenvolveu por completo. O sistema nervoso central já está mais desenvolvido. O tubo neural encontra-se fechado e o cérebro desenvolve-se em uma de suas pontas. O fígado é o primeiro órgão do sistema digestivo que se forma.

 

or

Forgot your details?