Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 40 da gravidez

Semana 40 da gravidez: chegou a hora!

 O bebê na semana 40 da gestaçãoA semana 40 da gravidez pode parecer-lhe a semana mais longa de todas, ainda mais se já tiver a data prevista do parto.

Algumas mulheres podem ter uma sensação hormonal semelhante à tensão pré-menstrual, imediatamente antes do parto ter inicio. Outras mulheres podem sentir-se apenas diferentes. No entanto, muitas mulheres sentem necessidade de limpar e arrumar a casa, escolher a roupa para o bebê e preparar o quarto e a casa para a chegada do filho.

O aspecto do bebê

Na semana 40 da gravidez, o tamanho do bebê é de 48-53 cm enquanto que o seu peso é 3200-3600 gramas.

O bebê agora tem exatamente o mesmo aspecto que terá quando nascer. Vai estar muito encolhido, devido ao pouco espaço, e isso é um fato que se torna importante, é a por causa desse hábito que os bebês gostam tanto de colo.

Se o bebê estava sentado ou em apresentação pélvica dentro do útero, os joelhos poderão ficar encolhidos e junto ao peito durante alguns dias. Alguns bebês nascem com os pés virados para dentro devido à posição que escolheram dentro da barriga, mas este aspecto é apenas temporário.

O desenvolvimento fetal

O bebê está completamente desenvolvido. Ao nascer vão haver mudanças bastante importantes no coração e nos pulmões do bebê. Até ao nascimento as trocas de oxigênio e de dióxido de carbono eram feitas através da placenta.

Assim que nascer e respira pela primeira vez, o sangue nos pulmões é oxigenado e vai começar a respirar normalmente. O ritmo de respiração de um recém-nascido é de 50 por minuto, embora possa ser bastante irregular nos primeiros dias.

Quanto à movimentação, mesmo dentro da barriga da mãe, o bebê pratica a rotação da cabeça para procurar o leite bem como o movimento de sucção.

Quando tiver o bebê nos seus braços vai associar algumas dessas contorções.

Os seus movimentos e sons vão ser bastante familiares ao seu filho.

or

Forgot your details?