Home >>  O seu bebê, semana a semana  >>  Semana 4 da gravidez: implantação do embrião

Semana 4 da gravidez: implantação do embrião

Na quarta semana da gravidez, que na realidade é a segunda semana de vida do bebê, a evolução do embrião é rápida.

O aspecto do beO bebê na  semana 4 da gestação

Nesta quarta semana, as células do embrião crescem no sentido do seu comprimento, assume este contornos definidos e mais alongados. O seu tamanho se assemelha ao de um feijão.

Dentro de cada uma das células do corpo do embrião encontram-se 46 cromossomas divididos em 23 pares (cada cromossoma de cada par é de um dos progenitores do bebê).

Durante as três primeiras semanas de gravidez, o ovo fecundado já instalado na membrana uterina e em constante multiplicação celular, forma um blastocisto, composto por duas partes.

A parte colada à parede do útero forma a placenta, enquanto a sua camada exterior forma o cordão umbilical, o saco amniótico com líquido e o cório.

É nessa camada exterior que se encontram depositadas as células estaminais. Estas últimas são as células que, através do processo de diferenciação, conseguem se transformar em mais de 200 tipos de células, a partir de qualquer parte do corpo. É por isso que estas células são alvo de investigações no tratamento de determinadas doenças.

Por sua vez, a parte interna do blastocisto dá origem ao embrião. Esta parte é composta por três camadas germinais, através das quais se desenvolvem os primeiros órgãos do feto.

São elas:

  • A camada interna ou endoderme que constitui o fígado, o pâncreas, a bexiga, os pulmões, o aparelho digestivo, a glândula da tiroide e o revestimento de tecidos dos intestinos.3 camadas do embriao na semana 4 de gravidez
  • A camada intermédia ou mesoderme que desenvolve os músculos, os ossos e cartilagens, os vasos sanguíneos, o coração, os órgãos reprodutores e os rins.
  • A camada externa ou ectoderme que forma o cérebro, o sistema nervoso, os dentes, as unhas, a epiderme e os cabelos do bebê.

O desenvolvimento do bebê

Nesta semana de gravidez, o bebê mede entre os 0,36 e os 1 mm, desde a cabeça até ao osso sacro.

Aos 23 dias de gravidez, já se podem escutar os primeiros batimentos cardíacos, embora o coraçãozinho do bebê tenha apenas uma válvula.

É nesta semana que se pode confirmar com exatidão se está ou não grávida. Não se esqueça de fazer o teste para confirmar! Nesta altura o seu organismo produz níveis elevados de gonadotrofina coriônica humana (HCG), principalmente de manhã. Esses níveis elevados da hormona ajudam a preservar a gestação. Além disso, desenvolve-se um rolhão mucoso na parte da entrada do útero de modo a proteger o embrião de determinadas infeções.

 

Tags: , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?