Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 39 da gravidez

39 semanas de gestação: pouco espaço

O bebê na semana 39 da gestaçãoNesta semana 30 da gravidez é normal que comece a sentir muito desconforto e que durma mais. O bebê também deverá a sentir-se desconfortável, pois já tem muito pouco espaço para se movimentar dentro da barriga da mãe.

Você poderá senti-lo a querer mudar de posição de dez em quando, no entanto, por vezes pode não ser possível devido ao espaço que tem para se movimentar.

O aspecto do bebê

Na semana 39, o seu bebê mede 50 cm e pesa 3200 gramas.

O corpo do bebê está agora bem redondo, com uma camada suficiente de gordura.

A pele está macia e algumas zonas ainda estão cobertas com vérnix. As unhas dos pés já atingiram a extremidade dos dedos.

A quantidade do cabelo pode ser variada, isto é, o seu bebê tanto pode ser completamente careca, apresentar alguns tufos ou ter a cabeça completamente coberta com cabelo.

O desenvolvimento fetal

O sistema imunitário do bebê continua em desenvolvimento. Alguns dos seus anticorpos passarão para o seu filho através da placenta, desta maneira, vão ajudá-lo a proteger-se de doenças e infecções.  Saiba que se amamentar ao peito aumentará intensamente esta proteção.

Se o bebê durante este período todo desenvolveu um padrão de sono, este poderá prolongar-se até depois de nascer. Se durante um período do dia estiver mais ativo, o mesmo se poderá um hábito depois de nascer.

Quando você for dormir, ponha uma música calma e fale com o seu filho calmamente, isto poderá acalmá-lo.

Muitas mães identificam o período de brincadeiras do bebê no final do dia e sabem que isso provavelmente vai acontecer também depois do nascimento.

or

Forgot your details?