Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 37 da gravidez

37 semanas de gestação: células cerebrais

Está a chegar o nascimento do seu bebê. Na semana 37 da gravidez, se planeou o parto numa maternidade, deve então fazer a sua mala, isto porque o seu  O bebê na semana 37 da gestaçãobebê já está preparado para nascer e pode dar à luz a qualquer momento.

Lembre-se do essencial para ter sempre na sua carteira: dinheiro, telefone e livro de endereços e leve sempre consigo, para o caso de ser necessário.

No entanto, mesmo que planeie um parto domiciliário, deve também ter uma mala preparada, para o caso de as coisas não correrem conforme o planeado e poderá ter que ser levada para o hospital.

O aspecto do bebê

Na semana 37 da gravidez, o seu bebê mede 46-48 cm e pesa 3000 gramas.

O aspecto do seu bebê já não se altera radicalmente. Já é uma versão, ainda que menor, de recém-nascido quando nascer.

O desenvolvimento fetal

O desenvolvimento principal do bebê já está completo. Agora o principal objetivo é continuar a crescer em tamanho, a se fortalecer e a acumular gordura, até 28 gramas por dia.

As células cerebrais continuam a multiplicar-se e a desenvolver-se logo após o nascimento e permanecerão em desenvolvimento nos primeiros meses de vida.

Se o bebê for do sexo masculino, os testículos costumam descer para o escroto por volta desta altura. No entanto, em cerca de 3% dos casos, isto não acontece até depois do nascimento e pode ser necessário recorrer a uma cirurgia, o que acontece, normalmente antes dos dois anos de idade.

Nesta fase, a cabeça do bebê começa a descer até à pélvis. Assim que o bebê encaixar a cabeça, a mãe notará que a barriga desceu e vai-lhe parecer mais baixa.

Se não for o seu primeiro filho, é possível que este alívio não aconteça antes do parto. Quando o bebê descer, os movimentos dele parecerão menos vigorosos embora a mãe deva continuar a sentir cerca de dez movimentos por dia.

or

Forgot your details?