Home >>  O seu bebê, semana a semana  >>  Semana 33 da gravidez: desenvolvimento dos sentidos

Semana 33 da gravidez: desenvolvimento dos sentidos

Nesta fase da gestação - a da semana 33 da gravidez, você já está mais que habituada a comunicar com o seu bebê mesmo que não se dê conta. Sem se dar conta O bebê na semana 33 da gestaçãotambém, muitas vezes dá palmadinhas na barriga e fala com o bebê, desta forma ele vai ter uma percepção maior dos sons, dos movimentos e das emoções.

Aqui o pai também tem um papel fundamental, pode massagear a barriga da mãe com movimentos suaves. O bebê também vai sentir uma maior ligação com os progenitores.

O aspecto do bebê

Na semana 33 da gravidez, ele mede 41-43 cm e pesa 2 kg.

O seu bebê nesta fase já tem um aspecto muito semelhante do que terá no final da gestação, no entanto, agora é menor e mais delicado.

A pele está mais pálida devido a formação de gordura branca por baixo, esta gordura terá bastante impacto na aparência do bebê, porque é o que torna a pele mais lisa e cheia, com as covinhas nos cotovelos e joelhos, como também as dobras nos pulsos e no pescoço.

O desenvolvimento fetal

Nesta altura, o mais importante é o crescimento. O bebê necessita de crescer, ficar maior, mais gordo e também mais forte, para que consiga manter a temperatura do corpo, alimentar-se e combater qualquer infecção que possa surgir. No entanto o sistema imunitário do bebê ainda se está a desenvolver, apesar de os órgãos principais já estarem constituídos.

As últimas semanas são essenciais para o desenvolvimento final dos pulmões.

O bebê tem estado muito ativo, você já poderá conseguir distinguir um pequeno pé ou o cotovelo quando ele chuta na sua barriga. Por vezes pode provocar desconforto, procure uma posição confortável para se sentir bem.

Tags: , , , , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?