Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 28 da gravidez

28 semanas da gravidez: familiaridade com a mãe
 O bebê na semana 28 da gestação

Nesta altura da gravidez você já se deve sentir muito mais ligada ao bebê, como também já sabe distinguir se ele estará acordado, ou que sons gosta de ouvir.  Poderá também sentir que o seu bebê reage às seus estados de humor e disposição. Há estudos que comprovem que os hormônios da mãe podem atravessar a placenta. Assim o estado do bebê também vai depender do seu.

O aspecto do bebê

Na semana 28 da gravidez, o bebê já medirá 35-37 cm e pesa 1000-1100 gr.

A cabeça do bebê agora está mais proporcional ao resto do corpo. O cabelo está a crescer rapidamente e o lanugo começa a desaparecer, permanecendo algum à volta do pescoço e dos ombros. A pele agora é úmida e brilhante, e coberta de vérnix (camada serosa). Em geral tem ainda um aspecto enrugado.

O desenvolvimento fetal

O desenvolvimento dos pulmões está quase terminado. A quantidade de gordura também está a aumentar, o que vai facilitar a equipa médica a determinação da posição do bebê. No entanto o bebê ainda precisa engordar de maneira a regular a sua temperatura própria quando estiver fora do útero.

No caso do bebê ser do sexo masculino, os testículos podem já ter descido até ao escroto, mas em alguns casos só acontece depois do nascimento.

No que toca a movimentos, o bebê pode mexer-se fazendo puxões na sua barriga para lhe mostrar que não está confortável. Se o bebê ouvir um som forte, pode assustar-se.

O bebê neste momento também reage aos químicos e aos hormônios da mãe que entram diretamente no organismo através do cordão umbilical.

or

Forgot your details?