Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 24 da gravidez

24 semanas de gestação: a existência autônoma

O bebê na semana 24 da gestaçãoÉ por esta altura, na semana 24 da gravidez,  que o seu bebê é considerado viável, isto é, já é capaz de ter uma existência autônoma. Caso o bebê nascesse prematuro, às 24 semanas podia ser capaz de sobreviver, supervisionado por uma unidade de cuidados especiais a recém-nascidos, com a ajuda de um ventilador para respirar e com a ajuda de médicos especialistas.

O aspecto do bebê

Na semana 24 da gravidez, ele mede 28-30 cm e pesa 500-550 gr.

O rosto do seu bebê nesta semana já tem um aspecto muito semelhante ao que terá quando nascer. Os olhos permanecem fechados, e as sobrancelhas e as pestanas estão bem visíveis.

O cabelo continua a crescer, e nesta altura já se pode saber qual a cor respectiva.

A vérnix cola-se às sobrancelhas, ao cabelo e ao lanugo do corpo.

O desenvolvimento fetal

Os pulmões do bebê continuam em desenvolvimento, formando sacos de ar. O bebê já pratica intensamente a respiração, fazendo entrar e sair dos pulmões pequenas quantidades de líquido. Os ossos do bebê estão a tornar-se mais duros e ele possui a quantidade normal de músculos.

As ondas cerebrais chegam a revelar que o bebê tem a mesma atividade que um recém-nascido.

O aumento da pulsação revela que o bebê reage aos sons, nomeadamente aos barulhos fortes.

Quanto ao movimento, poderá sentir um pequeno movimento ritmado na barriga, o que quer dizer que o seu bebê está com soluços. Agora reage muito mais ao toque e aos sons.

or

Forgot your details?