Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 21 da gravidez

21 semanas de gestação: o desenvolvimento do cérebro

Nesta semana 21 dO bebê na semana 21 da gestaçãoa gravidez, o bebê já poderá ter feições familiares bem nítidas. As semanas que se seguem são muito importantes pelo simples fato de os pulmões estarem a amadurecer.  Apesar de ser só no final da gestação que o bebê começa a sua primeira respiração, por agora, começa a praticar os movimentos respiratórios.

O aspecto do bebê

Na semana 21 da gravidez, o tamanho do bebê é de 16-25 cm e o peso é de 300 gramas.

O bebê está agora coberto de lanugo e cabelo é bem mais visível, como também as sobrancelhas e as pestanas estão mais definidas.

A pele está a crescer e com o passar das semanas o bebê começa a acumular gordura. Continuará com o tom de pele avermelhado e enrugado.

O desenvolvimento fetal

O crescimento do cérebro é muito rápido. Nesta altura dá-se lugar ao desenvolvimento da memória. Aconselha-se que lhe faça ouvir músicas calmas que o poderão acalmar quando nascer. A língua já está completamente desenvolvida. O seu bebê neste momento tem um número significativo de glóbulos vermelhos e começam a formar-se os glóbulos brancos.

Os órgãos genitais também já estão formados ou em desenvolvimento. Se for menina: o útero e a vagina já estão desenvolvidos. Se for menino, os testículos já começaram a descer para o escroto.

Quanto ao movimento, o bebê nesta altura está muito ativo. Se tinha duvidas em relação aos movimentos, agora são plenamente perceptíveis.

O bebê usa o cordão umbilical como brinquedo, tentando agarrá-lo.

or

Forgot your details?