Home >>  O seu bebê, semana a semana  >>  Semana 20 da gravidez: o aumento de peso

Semana 20 da gravidez: o aumento de peso

O bebê na semana 20 da gestação

Neste momento está exatamente a meio da gravidez, com as 20 semanas! Falamos com frequência de aproxidamente 40 semanas de gravidez a partir da última menstruação. No entanto, a duração pode variar entre 37 a 42 semanas.

O aspecto do bebê

Na semana 20 de gravidez, o seu bebê mede 14-16 cm e pesa uns 255 gr.

O crescimento do bebê começa agora a ser um pouco mais lento e neste momento tem aproximadamente metade do tamanho final. A gordura ainda não está acumulada e pesa mais ou menos 340 gramas. É a partir deste momento o seu bebê vai começar a ganhar peso rapidamente, mais ou menos 50 gramas por semana.

O bebê está magro e delgado, mas vai agora engordar. Os olhos parecem um pouco grandes porque o rosto ainda está totalmente redondo, no entanto os olhos já se movem de um lado para o outro, mas as pálpebras estão fechadas. O cabelo, pestanas e sobrancelhas continuam a crescer. As pernas estão quase com o tamanho indicado, para ficar proporcional ao resto do corpo.

O desenvolvimento fetal

O desenvolvimento do bebê foca-se agora nos pulmões e nos sistemas digestivo e imunitário. Os rins estão a funcionar muito bem, libertam entre 7 a 17 milímetros de urina cada dia. Os cinco sentidos estão também em desenvolvimento. O batimento cardíaco já se pode ouvir com um estetoscópio.

Quanto aos movimentos, o sistema nervoso já está mais desenvolvido o que implica que o bebê já pode coordenar os movimentos e ser ativo: consegue agarrar, rolar e virar-se.

Tags: , , , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?