Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 19 da gravidez

19 semanas de gestação: reação ao som, tacto, luz e movimento

Nesta semana o seu bebê vai reagir ao som, ao movimento, à luz e ao tacto, como também tem uma maior percepção do mundo exterior. Se o bebê ouvir um som mais forte no exterior, poderá O bebê na semana 19 da gestaçãomover-se ou saltar, reagindo desta forma. No entanto, você pode nem se aperceber destas reações.

O aspecto do bebê

Na semana 19 da gravidez, o bebê alcança 13-15 cm de tamanho e pesa 200 gramas.

Quanto ao aspecto, as orelhas do bebê já estão bem desenvolvidas. Por detrás dos dentinhos de leite, aparecem os da dentição permanente. A pele está agora enrugada e coberta por vérnix caseosa que vai servir como um casaco impermeável e ao mesmo tempo vai protegê-lo de algumas infecções.

O cérebro está desenvolvido e o seu bebê tem agora maior controlo dos movimentos. Já tem o mesmo número de células nervosas que um adulto, no entanto, os nervos ainda têm de receber uma camada protetora de mielina (substância medular dos tubos nervosos).

O desenvolvimento fetal

O sistema que rege a temperatura do bebê continua em desenvolvimento. Nesta fase estão a ser depositadas pequenas quantidades de “gordura castanha” à volta do seu pescoço, peito e virilhas. A placenta já está completa e tem quase o mesmo tamanho que o bebê. Quanto ao líquido amniótico, este não ultrapassa uma xícara.

Nesta altura, talvez já tenha sentido movimentos do bebê, embora algumas mulheres não se apercebem de nada até às 22 semanas, pois o seu filho ainda é pequenino. Por curiosidade, o pé que dá chutos tem apenas dois centímetros de comprimento. O bebê tem um controle maior sobre os movimentos e usa as articulações para chutar e dar murros. Caso o pudesse ver, iria ver a língua do seu bebê quando ele abrisse a boca, como também as alterações nas expressões faciais.

or

Forgot your details?