Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 18 da gravidez

18 semanas de gestação: o desenvolvimento dos pulmões

Na semana 18 da gravidez não ocorrem novas formações. O bebê na semana 18 da gestação

O seu bebê tem tudo aquilo que necessita, mas não amadureceu o suficiente para sobreviver, isto no caso de nascer nesta fase.

O aspecto do bebê

Às 18 semanas o bebê terá entre 12 e 14 cm e 150 gramas de peso.

Agora você já o vai sentir seu bebê claramente, é provável que o sinta quando estiver mais quieta. No entanto, pode ser o movimento da mãe que o vai adormecer. Poderá ser por isso que depois de nascerem, os bebês continuem a achar reconfortantes os actos da sua progenitora como no ventre materno.

O desenvolvimento fetal

No aspecto, a cabeça e o corpo do bebê estão mais proporcionais. As feições também já estão mais definidas. A pele tem um aspecto avermelhado, mas o corpo ainda é muito magro. É nas últimas semanas que o seu filho vai ganhar mais peso.

Quanto aos órgãos, os pulmões são os últimos a desenvolverem-se, o que levará muitas semanas. É por isso que os bebês prematuros muitas vezes necessitam de apoio respiratório.

Nesta altura estão a formar-se pequenos sacos de ar nos pulmões. Os músculos estão também mais fortes. Os rins estão a funcionar bem e o bebê engole liquido amniótico e urina, de maneira a manter o volume desse líquido.

O bebê neste momento tem muito espaço para se movimentar o que é adequado para o desenvolvimento dos músculos, das articulações e dos ossos.

O seu filho, nesta altura, poderá já ter um padrão de atividade bastante activo.

or

Forgot your details?