Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 16 da gravidez

16 semanas de gestação: a consciência do movimento

O bebê na semana 12 da gestaçãoNesta semana o seu bebê já está plenamente formado e continua crescendo rápido.

O aspecto do bebê

O seu bebê tem agora 11 cm agora e pesa 90-100 gramas.

Ao fazer uma ecografia, vai até notar que já se pode distinguir algumas características familiares no rosto do seu bebê, como por exemplo: o queixo do pai ou o nariz da avó. Vai ficar surpreendida com os movimentos do seu bebê, do jeito que se vai virar e torcer-se no útero, brincando e até explorando o ambiente em que está inserido.

Neste período, o rosto do seu bebê já tem um aspecto humano, particularmente agora, porque consegue fazer algumas expressões faciais.

O desenvolvimento fetal

O seu bebê já consegue segurar a cabeça mais direita, bocejar e até chuchar. Esta fase é a primeira em que poderá sentir o seu bebê a mexer-se, especialmente se não é a sua primeira gravidez.

O feto está em fase de elaboração da propiocepção ou cinestesia (consciência do corpo e movimento). Ele pode mesmo começar a desenvolver determinados reflexos.

O bebê faz variados movimentos, mas que são sutis. Ao início você não terá a certeza de que movimentos se tratam, sabe apenas que são movimentos do bebê. Imagine as reviravoltas de uma borboleta pequenina, ou as bolhinhas de uma bebida gasificada, isto é, um movimento minúsculo, indiscernível, que você até pode confundir com gases intestinais.

Se você se sentir ansiosa devido ao fato de não saber se o bebê se está a movimentar ou não – é normal, não se preocupe.

Com o tempo os movimentos do bebê se vão tornar mais fortes, semana a semana, de maneira a que não duvidará quando se ele se mexer.

or

Forgot your details?