Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 13 da gravidez

13 semanas de gestação: o ganho de peso

O bebê na semana 13 da gestaçãoO seu bebê nesta semana já tem um tamanho notório, nota-se uma grande evolução relativamente à semana anterior.

O aspecto do bebê

Se observar o seu bebê durante a ecografia, você vai reparar que já se movimenta muito. Especialmente a cabeça, este é o membro que mais se movimenta. O bebê está começando um período no qual o seu peso e o seu tamanho vão registrar uma grande evolução.

Agora, ele tem 65-75 mm de comprimento e pesa 15-20 gramas.

O desenvolvimento fetal

A partir daqui, o seu bebê vai crescer rapidamente durante os meses seguintes. Se palpar a zona de baixo da barriga vai sentir o crescimento da sua dela. Também já é possível distinguir o sexo do seu feto, pois os órgãos genitais já estão suficientemente desenvolvidos para ser visível na ecografia.

Nesta semana, as mãos e os pés já estão bem desenvolvidos e com muita movimentação. As articulações e os ossos nesta altura já vão ficando mais rijos, mas este é um processo que se prolongará após o nascimento.

A cabeça do bebê ainda está um pouco grande, mas o pescoço está mais definido. Os braços e as pernas estão mais compridos e proporcionais. O corpo agora está coberto de pelugem (lanugo) e o feto já se parece com um verdadeiro bebê.

or

Forgot your details?