Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 12 da gravidez

12 semanas de gestação: a sucção e a absorção

O bebê na semana 12 da gestaçãoNesta semana 12 de gravidez, você já está no final do primeiro trimestre da gravidez.

Algo que é um bom sinal, tendo em conta que o risco de aborto espontâneo começa a desaparecer nesta altura.

O aspecto do bebê

A pele de seu filho continua fina e transparente, mostrando facilmente os vasos sanguíneos.

O seu bebê apresenta uma medida de 65 mm da cabeça às nádegas e um peso de cerca de 8 a 14 gramas na semana 12 da gravidez. Ele tem, mais ou menos, o tamanho de um limão.

O desenvolvimento fetal

Enquanto isso, seus membros crescem e são mais proporcionais em relação ao resto do corpo. Nos dedos das mãos e dos pés nascem as unhas. Os genitais externos continuam a formar-se, mas ainda sem dar a entender o sexo da criança, nem por meio de ultrassonografia (ou ecografia).

Os principais sistemas do corpo do bebê (os órgãos como o estômago, o fígado, os pulmões, o pâncreas e os intestinos) estão formados, começando a se instalar em seus respectivos lugares. De ora em diante, todos eles entram em fase de crescimento. Por sua vez, a placenta já está formada, mas ainda é pequena.

A cabeça do feto se torna cada vez mais arredondada e a cara ganha forma. Os ouvidos já estão nos lados da cabeça. As pálpebras encontram-se fechadas sobre os olhos. O queixo e o nariz estão salientes. Os maxilares já têm uns pequenos botões onde surgirão os dentes. Assim sendo, o bebê já adquiriu a capacidade de bocejar, absorver e engolir (tragar).

A circulação sanguínea funciona na perfeição, do mesmo modo que os rins. Os ossos ganharam rigidez.

No intestino do bebê, os músculos manifestam movimentos peristálticos, isto é, as contrações que servem para transportar comida através do intestino.

A partir desta semana, você terá maior facilidade para escutar o ritmo cardíaco do seu bebê. Os movimentos dele aumentam e, concomitantemente, os músculos dos membros se desenvolvem. Ele abre e fecha as mãos.

Normalmente, o feto pode começar a desenvolver um de seus reflexos a partir da semana 11 da gravidez. Começa a mover suas pernas, pula e salta sobre as paredes do útero. É o reflexo patelar, um recurso biológico que permite caminhar.

 

or

Forgot your details?