Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 11 da gravidez

11 semanas de gestação: o ritmo cardíaco acelerado

O bebê na semana 11 da gestaçãoNa semana 11 da gravidez, os órgaos do feto estarão em funcionamento, depois de totalmente formados.

Sua gravidez será mais segura e com menos risco de aborto espontâneo, assim como seu bebê não estará tão sujeito aos riscos exteriores.

O aspecto do bebê

Na semana 11 da gravidez, o seu bebê mede cerca de 44 a 60 mm e pesa cerca de 8 gramas. Ele tem o tamanho de uma pequena lima. Normalmente, seu filho estará nesta semana em posição fetal, de joelhos encolhidos e com o queixo dobrado para dentro.

O desenvolvimento fetal

O bebê começa a gerar os seus próprios glóbulos vermelhos. O coraçãozinho distribui sangue por todo o organismo e por meio do cordão umbilical até à zona que se tornará em placenta. Ele inicia a produção de urina, o principal componente do líquido amniótico. A pele ainda é transparente e seu corpo está se prolongando, mesmo que a sua cabeça corresponda ainda a 1/3 do comprimento do corpo. As estruturas externas do ouvido movem-se do pescoço para as zonas laterais da cabeça, sendo que os ouvidos médios e internos já terminaram sua formação.

Dentro do corpo e dependendo o sexo da criança, os ovários e os testículos se desenvolveram. Contudo, esse sexo ainda não é visível do exterior, pois os genitais ainda não estão formados.

Se você vai ter um menino, nesta semana os testículos do bebê começam a produzir o hormônio masculino – a testosterona.

E produz movimentos melhor definidos, movendo a coluna e esticando braços e pernas. Quando mais ele se move, mais seus músculos fortalecem. Ao mesmo tempo, ele pode abrir e fechar a boca.

or

Forgot your details?