Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 10 da gravidez

Semana 10 da gravidez: as impressões digitais

O bebê na semana 10 da gestaçãoNa semana 10 da gravidez, o seu bebê possui na realidade 8 semanas de existência e já tem as impressões digitais que o tornam único!

O aspecto do bebê

Neste momento, o feto mede cerca de 31-42 mm e pesa 5 gramas.

O feto encontra-se a flutuar em cerca de 50 ml de líquido amniótico. O aumento da quantidade deste líquido é diretamente proporcional ao crescimento do bebê, tendo em conta que é composto da urina do feto.

Nesta semana de gestação, as mudanças têm um ritmo acelerado e diário. A mais evidente é a do rosto do bebê que ganha forma e parece bastante “humano”.

O desenvolvimento fetal

Embora a cabeça ainda seja grande em relação ao resto do corpo, os olhos já começam a mover-se dos lados para a parte frontal, estando eles cobertos pelas pálpebras. Enquanto que orelhas e boca continuam em formação, os dedos de mãos e pés já perderam a membrana que os ligava.

Quanto ao cérebro, a sua estrutura está completa, continuando a multiplicação de células. O palato forma-se na boca, assim como surgem cavidades nas gengivas próprias para encaixar os dentes.

O cordão umbilical já está operacional e encarrega-se da circulação sanguínea, ainda que a placenta não esteja constituída. Em formação completa estão os intestinos e o estômago que é do tamanho de um grão de arroz. Os músculos do sistema digestivo funcionam e exercem contrações.

De momento, o sexo do bebê é imperceptível, devido à incompleta formação dos órgãos genitais, mesmo que as características femininas e masculinas iniciem o seu desenvolvimento.

Com o desenvolvimento avançado do sistema nervoso, os movimentos do feto multiplicam-se. Entre os movimentos podem observar-se os dos dedos dos pés, por meio da ecografia, e que podem ser respostas a choques exteriores na barriga da mãe.

Na semana 10 da gravidez, as unhas começam a crescer. Os intestinos estão se desenvolvendo e ocupando seu lugar no corpo do bebê. Este já se prepara para a digestão de alimentos aquando do seu nascimento, uma vez que a glândula da tiróide, o pâncreas e a vesícula biliar entram em funcionamento. O ritmo de crescimento do cérebro é rápido: são produzidos cerca de 250 000 novos neurônios por minuto.

Entre as semanas 10 e 14 da gravidez, você fará a sua primeira ecografia, que lhe permitirá conhecer a frequência cardíaca do bebê, se vai ter ou não gêmeos, entre outras coisas.

 

or

Forgot your details?