Semanas

O seu bebê, semana a semana

Semana 39 da gravidez: O mecônio. O cordão umbilical

O bebê na semana 39 da gestaçãoNa semana 39 da gravidez, o bebê engole líquido amniótico e começa a produzir fezes, mais conhecidas como mecônio. O mecônio é uma substância pegajosa negra e constitui as primeiras fezes que o bebê faz após nascer, ou seja, o seu primeiro cocô.

O cordão umbilical, que até agora transportava nutrientes da placenta até ao bebê, mede cerca de 50 centímetros de comprimento e 1,3 centímetros de largura. Tendo em conta que o bebê ocupou todo o espaço livre dentro do útero, é comum o cordão umbilical se enrolar à volta dele (circular do cordão). O cordão umbilical é elástico e não costuma gerar problemas. Ainda assim, há casos em que o bebê nasce com o cordão em volta do pescoço. Esteja tranquila! Os nascimentos de mais de 35 semanas não são problemáticos e cortar o cordão umbilical não é um bicho de sete cabeças.

Ninguém sabe exactamente o que desencadeia o trabalho de parto. A bolsa de líquido amniótico pode se romper a qualquer momento (romper as águas). Vá para o hospital, telefone ao seu médico ou prepare tudo o que havia previsto para o nascimento de seu bebê ( parto tradicional, natural, dentro de água, em casa, …).

Na semana 39, o seu bebê mede 50 cm e pesa 3200 gr. 

 

or

Forgot your details?