Home >>  Dúvidas, Exames de gravidez, Gravidez por trimestre, Meses da gravidez  >>  Que exames médicos devo fazer durante a gravidez?

Que exames médicos devo fazer durante a gravidez?

Os exames médicos pré-natais são os testes de controle que permitem acompanhar a evolução da gravidez e verificar que tudo corre bem consigo e com seu bebê. Você deve ir ao consultório do médico a partir de 6 a 8 semanas após as últimas regras (menstruação). Ginecólogos, obstretas e parteiras vão cuidar de si e organizar o acompanhamento futuro de sua gravidez.

Sua primeira consulta será longa, porque se trata de um exame aprofundado do seu estado de saúde. Ao longo da gravidez, você terá de fazer 3 ou 4 ecografias, 3 análises de sangue e 3 de urina. Em certos casos, existem exames suplementares a fazer, se houver risco de doença para o bebê. Se tudo correr bem, as consultas terão uma periodicidade mensal, excepto no nono mês em que a frequência tende a ser semanal ou quinzenal.

 

O primeiro trimestre da gravidez: de 1 a 12 semanasPrimeiras consultas médicas durante gravidez

Revisão global. A primeira consulta será longa, porque você tem de fazer um balanço tão abrangente quanto possível sobre o seu estado de saúde: seus antecedentes pessoais e familiares, as alergias, o consumo de drogas, a história ginecológica, e assim por diante. Esta visita medical vai ajudar você a saber se existem factores que mostrem que sua gravidez é de risco ou não. O ginecologista (ginecólogo) vai examiná-la para confirmar que está grávida. Ele ou ela também tomará nota de seus dados constantes, isto é, a sua altura, peso, pressão arterial … E, naturalmente, examinará o seu útero. Nas próximas consultas, ele ou ela examinará os batimentos cardíacos do bebê.

Ecografias ou ultrassonografias. As primeiras ultrassonografias ajudam a detectar as malformações (deformação congénita) do feto e fornecem-lhe informações sobre o desenvolvimento do seu bebê. A ecografia é um momento único: você pode ver como seu bebê evolui dentro de si, a sua autonomia e os seus movimentos.

Análises. As análises ao sangue e à urina são realizadas em cada trimestre da gestação. Ela permetem conhecer o seu grupo sanguíneo, se você é anémica, qual é o seu estado de imunidade contra as doenças infecciosas, ou se você é potencialmente diabética.

Também se fazem estas análises por motivos de saúde. Eles pretendem verificar níveis hormonais e detectar doenças infecciosas, tais como a rubéola ou a toxoplasmose.

 

O segundo trimestre da gravidez: de 13 a 28 semanas

No início deste segundo trimestre irá realizar alguns testes para detectar problemas no desenvolvimento do feto. Eles são necessários, principalmente, em mulheres grávidas com mais de 35 anos de idade.

Análises médicas durante gravidezTriagem tripla. É um exame de sangue que permite identificar certas anomalias nos cromossomos.

Amniocentese. Consiste em uma injecção abdominal feita efetuada para extrair líquido amniótico para análises mais aprofundadas. Só é realizado em certos casos, por ser um exame um pouco perigoso. Em certos casos, o exame serve para dizer se o bebê está a desenvolver o síndrome de Down.

Teste O’Sullivan. Este teste é realizado, geralmente, no final do segundotrimestre da gravidez e usa-se para detectar o diabete gestacional, um tipo de diabete que surge ao longo da gravidez e que desaparece depois.

 

O terceiro trimestre da gravidez: de 29 a 40 semanasÚltimos exames da gravidez

Nesta fase da gravidez, as visitas ao seu especialista tornam-se mais freqüentes, quase cada semana. Após a semana 37 ou 38 da gravidez, fazem-se novos exames ginecológicos para avaliar o estado do colo do útero. Eles vão determinar a dilatação do colo do útero, a posição do bebê e as características clínicas da sua zona pélvica (ou bacia). À medida que se aproxima o momento do nascimento, o seu médico verifica o estado da placenta e do líquido amniótico para reagir de modo mais rápido em caso de anomalias importantes.

Tags: , , , , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?