Home >>  Alimentação  >>  Qual é a melhor dieta para uma grávida?

Qual é a melhor dieta para uma grávida?

“Estou grávida e agora devo comer a dobrar.” Esse seu pensamento está errado! O fato de estar à espera de um bebê, não significa que tem de duplicar a quantidade dos alimentos. O que você deve sim, é seguir uma dieta alimentar equilibrada e saudável, com a boa qualidade nutricional do que ingere.

 

Nesta fase da sua vida, você necessita mais que nunca de recarregar baterias, para ter a energia suficiente para o bom funcionamento de seu corpo e um desenvolvimento correto de seu bebê.

Para tal, é importante consumir 5 doses de legumes e frutas por dia.

Um regime alimentar saudável, é composto de uma boa mistura dos nutrientes essenciais. Mas nem só a futura mãe precisa dessa alimentação controlada. Também seu bebê pode beneficiar, por exemplo de uma dieta com baixo teor de índice glicêmico (ou IG).

Não se esqueça que as necessidades energéticas de cada gestante dependem de seu peso anterior à gravidez e do nível de atividade exercida. Por isso, deve ganhar um peso correto durante a gestação. Isto é, deve ter em conta o Índice de Massa Corporal (IMC). É esse IMC que médico ou parteira determinam no início do período da gravidez. Você também pode ir acompanhando esses valores com a nossa calculadora de IMC Adulto.

Seja qual for o tipo de regime alimentar e a sua situação de saúde, não se esqueça de pensar na segurança dos alimentos que vai ingerir e de tomar as devidas precauções. Se fizer tudo direito, não vai haver motivo para se preocupar! Você sabe: é tudo pela saúde do bebê que vai dar à luz!

 Outros textos sobre a alimentação na gravidez:

Tags: , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?