Home >>  Gravidez na adolescência  >>  Quais são as consequências da gravidez na adolescência?

Quais são as consequências da gravidez na adolescência?

Entre as complicações associadas à gravidez na adolescência encontram-se os problemas financeiros.   Por isso, quando ocorre costuma ser propício que as mães adolescentes abandonem a escola. Apenas um terço das mães adolescentes termina o ensino médio.quais sao as consequencias na gravidez adolescente

A gravidez na adolescência está associada também  a causas como o  aumento das taxas de abuso de álcool e abuso de drogas, baixa escolaridade e redução de ganhos em pais adolescentes. Muitas vezes, os adolescentes não procuram atendimento médico adequado durante a gravidez.

As possíveis complicações físicas e psicológicas

Podem ocorrer complicações de saúde durante a gravidez adolescente, como:  anemia, toxemia, hipertensão arterial, placenta prévia e nascimento prematuro do bebê. Ter cuidados médicos contínuos é muito importante para prevenir esses e outros riscos.

Uma adolescente pode sofrer uma crise emocional se ela fica grávida e não quiser o bebê. Esta crise pode levar a um comportamento imprudente, como a tentativa de auto-abortar o bebê ou uma tentativa de suicídio.

Quase sempre, surge a preocupação sobre o futuro e essa é uma dúvida que permanence na cabeça de uma adolescente que está grávida durante há já algum tempo. Uma adolescente pode sentir que ela não tem conhecimento suficiente para ser mãe. Ela certamente também vai ter receios sobre como ter um bebê, o que pode afetar sua própria vida e os seus sonhos de futuro.

O esgotamento e a depressão podem surgir durante a gravidez. Uma adolescente grávida deve tentar exercitar-se durante a gravidez, contudo, se sentir alguma exaustão, é importante saber que é um procedimento normal.

Uma vez que o bebê nasce, os pais podem não estar dispostos ou ser capazes de lhe dar a atenção necessária. No entanto, as mães sentem uma maturidade maior face aos pais, e vão aprendendo tudo o que devem fazer para serem mães exemplares.

Tags: , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?