Pré-parto

O que é o pré-parto?

O pré-parto é uma etapa anterior ao trabalho de parto propriamente dito, uma fase de preparação do corpo da futura mamã.

Os sinais do parto não são sempre evidentes e nem todas as mulheres os experimentam de igual forma; de fato, há grávidas que começam diretamente com as contrações uterinas e dão à luz pouco depois. No entanto, na maioria dos casos se produz uma série de mudanças na grávida que lhe indicam que a chegada do bebê está próxima.

Leia os artigos que preparámos sobre o pré-parto e saiba tudo sobre esta fase da sua gravidez que antecede o parto!

medo_parto

10 dicas para perder o medo do parto

Quanto menos dor sentir, melhor o seu corpo estará preparado para o momento tão esperado – o do nascimento do seu filho. O medo da dor faz com que os músculos estejam mais tensos e produz uma resposta fisiológica – mais suor e mais palpitações. Mas, se o seu temor e, por conseguinte a dor, […]

Aulas de Parto

Em que consistem as aulas de preparação para o parto?

As preparação para o parto  ou aulas de parto consistem em uma reunião de um grupo informal, que é dirigido por  uma parteira ou por um técnico. Nessas aulas de parto, discutem-se todos os aspectos da gravidez, do parto, da maternidade, entre outros. Os temas são geralmente determinados pelo que as futuras mães queiram saber. As […]

contracções

Sintomas do parto: contrações uterinas

As contracções são a indicação do parto, ou seja, são os principais sintomas do parto. O que ocorre, é que se contrai o corpo uterino puxando-o sobre o colo para abrir e empurrar o bebê até à vagina.

contracções

Contracções a cada 10 minutos

As contracções são produzidas no útero, que é um músculo, que ao alargar provoca as contracções. Mas explicamos-lhe qual é o momento certo para se dirigir ao hospital.

expulsão tampão mucoso

Expulsão do tampão mucoso

Apesar da expulsão do tampão mucoso não se englobar nos sintomas do parto, por certo é que este se pode produzir até às três semanas antes do parto, a etapa conhecida por pré-parto. Como é a expulsão do tampão mucoso?  Vai reconhecer a expulsão do tampão mucoso porque expulsará um fluxo branco e denso que […]

quais os sintomas do parto

Sintomas do parto

Quando o dia do parto chegar a sua maior preocupação será saber quando deve ir para o hospital. A duração média de uma gravidez é de 40 semanas, mas é normal que o bebê nasça entre as 37 e as 42 semanas.

movimentos do bebê

Redução dos movimentos do bebê

A redução dos movimentos fetais é um sintoma que pode dar-se na etapa do pré-parto.

calcular gravidez

Ruptura das águas

Quando o saco amniótico cheio de líquido que cobre o bebê se rompe, o fluido é eliminado pela vagina. Este fato é conhecido pela ”ruptura das águas”.

The beautiful woman and the kid. It bears it in a bag

Preparar a mala e a ida para a maternidade

Saiba tudo o que não pode faltar na sua mala para a maternidade, desde os artigos de higiene pessoal até ao enxoval do bebê.

aulas pré-parto

Aulas de pré-parto

As aulas de preparação para o parto são muito recomendáveis pela maioria dos especialistas, pois ajudam a que a grávida perca o medo desse momento tão importante.

história médica gravidez

As contrações de Braxton Hicks

Em torno da semana 30 de gravidez, pode se experimentar uma série de contrações irregulares, que fazem com que o abdômen se endureça. Não há motivo para preocupação: é o útero que se prepara para o parto.

grávida caminho para hospital

Planeje o caminho para o hospital

Para que o momento do parto não os apanhe desprevenidos, planeie com antecedência o caminho até ao hospital.