Semanas

Dicionário

Dúvidas

Parto

Parto prematuro. O que eu faço?

Parto prematuroÉ considerado parto prematuro todo aquele que ocorre a antes da semana 37  da gestação. O parto prematuro é um tipo de parto comum em gravidez gemelares ou primeira gravidez.

Os bebês prematuros correm maior risco de ter problemas de saúde do que os bebés que cumpram 40 semanas de gestação. Ainda assim, hoje em dia a medicina permite que um bebê nasça com apenas 30 semanas, sendo colocado em incubadora para se desenvolver de forma adequada durante o tempo restante.

Por outro lado, a grávida pode até mesmo prolongar a gravidez, se sabe que existe o risco de parto prematuro. Uma combinação de medicação e de repouso vai ajudar. Os medicamentos denominados glicocorticóides, que são administrados 24 horas antes do parto, podem ajudar a acelerar a maturidade dos pulmões e cérebro da criança e, assim, minimizar alguns problemas.

Causas de parto prematuro

  • Problema de saúde da mãe;
  • Alguma infecção;
  • O estresse;
  • Um estilo de vida com maus hábitos como fumar, beber ou usar outras drogas.

No entanto, existe uma percentagem muito elevada de nascimentos antes do tempo por causas desconhecidas.

Sintomas do parto prematuro

Os partos prematuros não apresentam os mesmos sintomas que um parto normal. Assim sendo é recomendado conhecer os sintomas específicos do parto prematuro para os poder controlar melhor.

Tratamento do parto prematuro

Mesmo que note alguns destes sintomas, não sinta pressa! Por enquanto, deverá descansar, beber líquidos (excepto refrescos ou café) e ir diretamente ao hospital. O médico irá realizar uma análise interna do colo do útero. Se o pescoço dele estiver avançado (mais saído), significa que o seu bebê vai nascer prematuro. Para mais informações: Tratamento do parto prematuro

Problemas do parto prematuro

É normal a ocorrência de complicações com os bebês nascidos de partos prematuros.

Leia mais sobre o tema em: Complicações frequentes dos bebês prematuros

or

Forgot your details?