Semanas

Dúvidas

Engravidar

Fertilidade

Reprodução assistida

Ovulação: mitos e fatos

A ovulação

Como se calculam os dias férteis? É possível engravidar fora do período de ovulação.

As perguntas parecem ser simples. Supostamente, se uma mulher não está na ovulação ela não deveria ficar grávida, mas a verdade é que não é bem assim.
Por vezes a mulher pode ovular fora do seu período normal de ovulação e assim é possível engravidar fora do seu habitual período fértil.

Como calcular a ovulação?

Por norma, a mulher ovula entre 11 e 21 dias depois da sua  menstruação. Por exemplo, as mulheres com um ciclo menstrual de 28 dias costumam ovular no dia 14. No entanto, todas as mulheres são diferentes, sendo a data da ovulação determinada por vários factores externos e internos.

Para algumas mulheres calcular o período de ovulação pode ser difícil. Para além da calculadora e do calendário da ovulação existem outros métodos como o muco cervical, a temperatura basal do corpo e, claro, o acompanhamento do seu ciclo menstrual.

Os mal entendidos da ovulação

  • Existem muitas más teorias que envolvem a ovulação. Antes de mais nada, nem todas as mulheres ovulam no décimo quarto dia do seu ciclo menstrual.
  • Outro mito comum diz se fizer sexo fora do periodo da ovulação impede-a de engravidar. É falso pois, apesar do óvulo ter uma duração de vida de apenas 24 horas, os espermatozóides vivem dentro do corpo da mulher até 7 dias.
  • Para as mulheres que acham que é seguro ter sexo não protegido antes da ovulação, é importante que saibam que o esperma pode engravidar até 7 dias depois da relação sexual.
  • Para as mulheres com menstruação irregular, não é possível saber quando será a ovulação se estiver a contar os dias do ciclo menstrual. 

Pode uma mulher engravidar se estiver fora da ovulação?

Na teoria seria impossível uma mulher engravidar fora da ovulação, no entanto, muitas vezes é difícil saber exatamente quando é a ovulação decorre. E é importante saber que o sêmen sobrevive depois do sexo e se pode fecundar um óvulo até 7 dias depois do sexo.

Recomendamos que leia mais sobre fertilidade Engravidar.

or

Forgot your details?