Home >>  Complicações, Dicionário, Dúvidas, Engravidar, Fertilidade, Reprodução assistida  >>  O que é a gravidez psicológica?

O que é a gravidez psicológica?

Os casos de gravidez psicológica são mais comuns do que se pensa. O estresse e a pressão emocional por querer muito engravidar, ou por querer evitar a gravidez a todo o custo, podem levar a uma gravidez psicológica como aqui vamos explicar.
Situado no cérebro, o hipotálamo é responsável pelos hormônios e por vários tipos de sensações, estando diretamente relacionado com o ciclo menstrual. Se houver um distúrbio emocional forte, provocado por estresse, ansiedade ou trauma, é possível que este desregule o hipotálamo e que este último, consequentemente, desregule o ciclo menstrual.

Os sintomas de gravidez psicológica

O atraso menstrual pode desencadear muitos outros sintomas similares aos de uma gravidez, tais como enjôos, dores nos seios, crescimento do abdômen, amenorreia, entre outros. Estes sintomas podem facilmente iludir a mulher deixando a pensar que está perante uma gravidez – a gravidez psicológica.

A gravidez psicológica não é mais do que um transtorno ou uma alteração de emoções, que desencadeiam os sintomas que são normalmente associados a uma gravidez real.

A gravidez psicológica não só afeta mulheres que desejam muito engravidar, mas também aquelas que têm receio de engravidar. O estresse e o consequente desequilíbrio emocional acabam por, inconscientemente, conceber uma gravidez psicológica.

Esta falsa gravidez altera o nível normal dos hormônios femininos que afetam tanto o aspecto físico e biológico, como o psicológico e emocional da mulher.

É impossível diagnosticar quais as mulheres mais propensas a este fenômeno, pois este pode surgir em qualquer mulher, especialmente se ela padecer de algum tipo de pressão ou alteração emocional.

Em alguns casos extremos de gravidez psicológica, o atraso menstrual pode provocar outros problemas de saúde como: ovário policístico, distúrbios ovarianos, distúrbios hormonais e neoplasias uterinas.

Tags: , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?