Home >>  Alimentação, Amamentação, Bebês, Guia  >>  Meses 4 e 5: Guia de alimentação para o bebê

Meses 4 e 5: Guia de alimentação para o bebê

O momento em que o bebê começa a ingerir outros alimentos para além do leite é muito ansiado por toda a família, já que é um indicador de que seu bebê está crescendo saudável e feliz.

É muito importante respeitar as indicações do pediatra. Ele é quem indicará em que momento começar e que tipo de alimentos são os mais adequados para seu bebê. Aqui tem algumas sugestões, que devem ser seguidas sempre que supervisão médica.

Alimentação aos três meses de idade:

  • 5 mamaduras de peito ou 5 mamadeiras de 150-180 ml de leite. Suco de fruta (só laranja)

Alimentação aos 4 meses de idade:

  • 4 mamaduras de peito ou 4 mamadeiras de 180-200 ml de leite

Alimentação ao quinto mês de idade:

  • 2/3 mamaduras de peito ou 2 mamadeiras de 200 ml
  • 1 papinha de cereais sem glúten e leite
  • 1 puré de verduras
  • 1 papinha de frutas

A alimentação complementar pode surgir no quinto ou no sexto mês. Deve averiguar se o seu bebê já tem a maturidade suficiente a nível motor e digestivo para experimentar novos sabores. Para saber isso recomendamos que acompanhe o desenvolvimento do bebê de quatro meses e de cinco meses.

Depois do quarto mês começaremos a introduzir as frutas, em forma de papinha. Esta pode ser comprada ou preparada com peças naturais. Sugerimos uma maneira de a fazer:

Receita de puré de fruta e caldo de legumes para bebê

  • Como fazer puré de frutas: Ingredientes (para um bebê): maçã, pêra, banana, laranja. Preparo: lavar as peças de fruta, descascá-las e tirar-lhes o caroço, e passar por uma batedora. Dar a papinha à criança imediatamente, para não perder as vitaminas. Pode se juntar 2-3 colheres de cereais (sem glúten até aos sexto mês e com glúten a partir daí), ao gosto do bebê.4f6b9d4d392e25e84a06bcb44d598ca7
  • Como fazer caldo de legumes: Deve começar por um caldo muito simples; feito apenas com batata, cenoura, cebola e um fio de azeite no final.
    - Depois de bem cozidos os legumes devem ser passados por uma varinha mágica.
    - Ofereça este caldo ao seu bebé.
    - Comece por dar à criança, apenas algumas colheres de caldo de legumes, completando essa refeição com o leite habitual, se necessário.
    - De dia para dia vai aumentando a quantidade de caldo de legumes, assim como introdução de outros legumes, tendo o cuidado de juntar um legume de cada vez.

 

Leia mais:

Alimentação do bebê: dicas para todos os meses

O que fazer se o bebê não come bem

Alimentação do bebê de um mês 

Alimentação do bebê de três meses 

Alimentação do bebê de seis meses 

Alimentação do bebê de nove meses

Alimentação do bebê de 12 meses 

 

Tags: , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?