Semanas

Blog

Gravidez: saúde e nutrição

Os hábitos alimentares adotados durante a gravidez refletem-se não só na saúde da mãe, como também na do bebé, já que este depende inteiramente dela para obter os nutrientes de que necessita. Assim, saber quais os cuidados alimentares a ter conta é um dos principais passos para ter um período de gestação sem problemas.

gravida-batata-frita

Alimentação durante a gravidez

“Estou grávida, devo comer por dois?” A resposta é não. É, de facto, difícil controlar o apetite durante o período de gestação, mas não é o aumento da comida nas refeições que resolverá o problema. É aconselhável optar por um ou dois pequenos snacks por dia, como por exemplo um iogurte natural com fruta cortada aos pedaços.

Comer 5 porções de vegetais e fruta por dia é fundamental para obter uma grande variedade de nutrientes. Para isso, pode ser incluída na dieta sopa de legumes, saladas e uma fruta por refeição. Também os grãos, como lentilha, feijão, soja e ervilha,  devem ser comidos todos os dias.

A melhor fonte de carboidratos que deve ser adotada durante gravidez é o arroz integral, aveia e granola. Deve ainda ser incluído o peixe e carne magra, como peru e frango, apostando em refeições com pouca gordura, como cozidos e grelhados. E, claro, nunca esquecer da hidratação! É recomendado beber cerca de 2 litros de água por dia.

Vitaminas e suplementos durante a gravidez

Normalmente os nutrientes mais imprescindíveis durante a gestação são os minerais (como cálcio e ferro), vitaminas (como C, D, ácido fólico) e ómega 3. Porém, em alguns casos a alimentação não é suficiente para dar conta das necessidades nutricionais da grávida. Nesses casos é necessário procurar um médico ou nutricionista para que solucionem essa carência, ou, por outro lado, recorrer a suplementos nutricionais.

No início da gravidez o suplemento de ácido fólico é um dos mais importantes, estando diretamente associado ao saudável desenvolvimento do cérebro e do tubo neural do bebé. O ácido fólico é indicado não só durante a gravidez, mas também antes de engravidar, sendo aconselhável tomar 400-800 mcg desta vitamina.

Cuidados pós-parto

A alimentação pós-parto deve conter cerca de 400 calorias a mais do que a mulher habitualmente come no seu dia-a-dia, de forma a garantir uma saudável produção de leite. No período de amamentação, com a energia despendida na produção de leite, as necessidades energéticas e nutricionais da mãe aumentam. Para as ajustar deve ser feita uma alimentação variada e equilibrada e tomar uma suplementação adequada.

Por vezes é difícil de saber onde conseguir os suplementos adequados, mas isso não deve ser um problema. Por exemplo, em hsn store, na secção “especial mulher”, é possível encontrar alguns dos suplementos mais importantes para esta fase. Claro que, em caso de dúvida, um médico ou nutricionista, pode aconselhar qual o apoio nutricional que melhor se adapta.

Pode parecer frustante não conseguir recuperar a linha depois da gravidez, mas não há que alarmar! Retomar a atividade física ajudará bastante na recuperação e reduzirá o stress. Praticar yoga será um ótimo começo, pois tanto o estado físico como emocional serão equilibrados.

or

Forgot your details?