Semanas

Gravidez Gemelar

Gravidez gemelar

O que é uma gravidez gemelar?

A gravidez gemelar, gravidez múltipla ou gravidez de gêmeos são nomes dados para uma gravidez que têm mais de um bebê na barriga da mamãe. Pelo número maior de fetos na barriga, os sintomas da gravidez gemelar podem ser mais intensos do que uma gravidez comum.

Há basicamente dois tipos de gravidez gemelar: a de gêmeos univitelinos e bivitelinos.

Os gêmeos univitelinos são gerados a partir de um único óvulo fecundado que se devide para formar dois bebês. Nesse tipo de gravidez os gêmeos são do mesmo sexo e podem compartilhar a mesma placenta ou não.

Esse tipo de gravidez gemelar é mais rara de acontecer e pode oferecer mais riscos para a mamãe e para os bebês se eles, principalmente se eles compartem a mesma placenta.

Os gêmeos bivitelinos são gerados com a fecundação de dois óvulos diferentes que foram fecundados por dois espermatozoides. É como se a futura mamãe estivesse tendo duas gravidezes ao mesmo tempo, pois os bebês não compartem placenta e podem ser do mesmo sexo ou não.

Essa é a gravidez gemelar mais comum e oferece menos riscos justamente porque os bebês tem desenvolvimentos independentes, cada uma com sua placenta.

Como ocorre uma gravidez gemelar?

O número de gravidez gemelar tem crescido ao longo dos anos e alguns fatores podem influenciar ou até induzir com que esse tipo de gravidez aconteça.

  • Hereditariedade:  Se seua pais, tios, avós ou bisavós tiverem uma gravidez gemelar, você tem mais probabilidade de vir a ser mãe de gêmeos.
  • Partos anteriores: Se esta não é sua primeira gravidez, a probabilidade de ter uma gravidez múltipla aumenta. Do mesmo modo, se já tiveste uma gravidez gemelar antes, a probabilidade é ainda maior.
  • Gravidez depois dos 30 anos: Há cada vez mais mulheres que engravidam depois dos trinta e a probabilidade de ter uma gravidez gemelar aumenta a partir desta idade. Esta é outra das causas que justifica que o número de gravidezes múltiplas tenha vindo a aumentar.
  • Genética: Uma gravidez múltipla também pode ser influenciada por fatores genéticos. Por exemplo, as mulheres afroamericanas, em comparação com mulheres de outras raças, são mais propícias a terem uma gravidez gemelar em comparação com mulheres de outras raças.
  • Técnicas de fertilização: Alguns tratamentos para fomentar a fertilidade aumentam a probabilidade de se ter uma gravidez gemelar. Por exemplo, medicamentos como indutor de ovulação aumenta a probabilidade da mulher liberar dois ou mais óvulos. Da mesma forma, a fertilização in vitro e outras técnicas de reprodução assistida aumentam a probabilidade de uma gravidez gemelar.

Quais os riscos de uma gravidez gemelar?

Toda gravidez pode apresentar algumas complicações durante seu desenvolvimento. A gravidez gemelar apresenta de 3 a 7 vezes mais chances de apresentar riscos e complicações.

A complicação mais comum das gravidezes gemelares são os partos prematuros. A chance de ter um parto antes das 37 semanas é 10 vezes maior em uma gravidez gemelar.

Quando mais bebês crescendo, menos espaço na barriga da mamãe. Por isso, os bebês tem a necessidade de nascer antes. Normalmente uma gravidez de gêmeos costuma durar 37 semanas, uma gravidez de trigêmeos, 34 semanas e a de quadrigêmeos costuma durar 32 semanas.

Quais os cuidados para a gravidez gemelar?

Por apresentar maior probabilidade de risco, a gravidez gemelar também precisa de mais cuidados. Uma grávida de gêmeos deve ter um acompanhamento de pré-natal mais intenso para monitorar passo a passo dos bebês, monitorar o aumento de peso durante a gravidez e tratar alguma complicação que venha ocorre o quanto antes.

Durante uma gravidez gemelar, a mãe deve ir a sua consulta de pré-natal a cada 15 dias e fazer exames de ultrassonografia com mais frequência do que em uma gravidez com apenas um bebê. É importante também sempre monitorar a pressão arterial para evitar um pré-eclâmpsia.

A mamãe também deve ter uma alimentação muito equilibrada, tomar suplementos alimentares e descansar bastante durante a gestação. Lembre-se que você e os seus bebês são prioridades e assim como sua gravidez é especial, necessita de cuidados especiais.

or

Forgot your details?