Semanas

Engravidar

Reprodução assistida

Fertilização in vitro (FIV)

A fertilização in vitro ou FIV, é o processo para engravidar em que o óvulo é fecundado pelo espermatozoide fora do corpo da mulher.

A fecundação é de feita num prato de vidro num laboratório, dai o seu nome "in vitro". como-engravidar



Fertilização in vitro passo a passo

O programa FIV, é iniciado por uma serie de exames que avaliam se a mulher está apta para a fertilização in vitro.

O processo da fertilização in vitro é um programa muito evasivo do corpo feminino, e requer a ingestão de hormonios e medicação, que por muitas vezes levam a dificuldades emocionais para a futura gestante, é recomendado que comunique muito com o seu parceiro, amigos ou família. Pode também procurar um psicólogo para lidar com os eventuais desequilíbrios emocionais.

A FIV começa por por tomar medicamentos que suprimem a atividade dos ovários, normalmente pela inalação de um spray contendo hormônios durante 21 dias.

A próxima etapa são a administração de injeções para estimular os ovários a produzir óvulos. O seu médico vai fazer ecografias e exames regulares ao sangue para seguir de perto desenvolvimento do óvulo.

Quando estiver no período da ovulação, será lhe dada uma injeção um hormônio que vai desencadear a maturação final dos óvulos.

De seguida será lhe administrada uma anestesia local ou geral para recolher os óvulos, este processo é feito com uma agulha muito pequena que é inserida normalmente através do topo da vagina, e aspirará alguns óvulos.

Na maioria dos casos poderá ir logo para casa descansar depois da colheita.

Nos dias seguintes os seus óvulos serão fecundados in vitro, e alguns tornam-se embriões. Um destes embriões será colocado no seu útero usando um cateter.

A partir daqui, caso a nidificação do embrião seja bem-sucedida segue-se o processo de uma gravidez normal.

Cuidados para engravidar | Como saber se sou fértil? | Causas da infertilidade feminina

or

Forgot your details?