Home >>  Parto  >>  Etapas do parto

Etapas do parto

O processo do parto e a maneira de o sentir é  diferente para cada mulher. É impossível saber como o corpo vai reagiretapas parto natural antes do nascimento do seu primeiro filho, o que se sabe são as distintas fases do processo de dar à luz que compõe o parto natural.

As fases do parto:

O parto divide-se em três fases básicas. Aprenda a reconhecer cada uma delas, e o nascimento do seu bebê não será algo desconhecido para si como também não vai estar desprevenida.

Trabalho de parto

O trabalho de parto começa com contracções regulares que dilatam o colo do útero. Esta etapa acaba quando o colo está totalmente aberto, com cerca de 10 centímetros. Cada parto é diferente, por isso o trabalho de parto pode desenvolver-se progressivamente sem contracções perceptíveis durante vários dias, mas também podem acelerar rapidamente em poucas horas e por geral geral são bastante fortes.

Empurrão para o nascimento do bebê

Esta etapa representa o evento principal, o nascimento do bebê. Nela, terá uma sensação intensa de pressão e estreitamento, as contracções irão ser mais lentas (cada 3 a 5 minutos), até que a cabeça do bebê alcance a “boca” da vagina. Assim que sair a cabeça do bebê, todo o resto do corpo vai sair com facilidade. A duração desta fase do parto é de uma a duas horas, mas o tempo depende muito de mulher para mulher.

Expulsão da placenta

A eliminação da começa imediatamente depois do nascimento do bebê e termina quando a placenta se separa da parede do útero e é expulsa através da vagina. Esta é a etapa mais curta, pois dura entre 10 minutos e uma hora. Para expulsar a placenta sentirá ainda algumas contracções, no entanto, bastante menos dolorosas que as anteriores.

Recuperação do parto

Dependendo de cada caso, os médicos aconselham entre um e três dias de repouso. Se todo o processo foi calmo e correu tudo bem, rapidamente poderá voltar à rotina normal.

Tags: , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?