Home >>  Dúvidas, Engravidar, Especialistas, Sexo  >>  Engravidar menstruada: é possível?

Engravidar menstruada: é possível?

Ficar grávida durante a menstruação é possível, mas é altamente improvável! Durante o período não há nenhum óvulo disponível para fecundar. Para além disso os espermatozoides não conseguem ficar no útero porque a camada externa, denominada endométrio, se descama e sai juntamente com o sangue. O endométrio é fundamental para o óvulo e o espermatozoide formarem o ovo que origina o feto e a gravidez. A somar a tudo isto, o sangue é uma substância agressiva para os espermatozoides, e eles morrem rapidamente devido à acidez.

Gravidez no período, como pode acontecer

menstruaçãoPode acontecer em caso de um ciclo menstrual muito curto conjugado com uma menstruação longa, o que aproxima a data da ovulação da data do último dia do período. A gravidez ocorre quando o espermatozoide e o óvulo se encontram numa trompa. A mulher liberta um óvulo por mês, que vive 24 horas. O óvulo surge nos dias férteis, no meio do ciclo menstrual. E mesmo nos dias mais férteis, com as condições ideais, a chance de engravidar é apenas de 30%. Desta forma a chance de um espermatozoide poder subir e se cruzar com um óvulo é rara, mas existem várias situações anormais que podem teoricamente acontecer:

  • Espermatozoides que sobrevivem: o tempo médio de vida de um espermatozoide é de três dias nos dias férteis. No entanto, pode acontecer que o espermatozoide dure 7 dias! Estes bichichos mais resistentes podem ficar abrigados nas trompas de falópio ou numa prega do útero e resistir ao sangramento. Repare que podem resistir se o sangue for pouco, portanto se estiver próxima do fim do período. Depois o óvulo ainda demora a surgir, mas ao surgir atrai os espermatozoides que existirem, como um imán.
  • Ciclo muito curto: Há mulheres que têm ciclos menstruais muito curtos, por exemplo de 22 dias. Desta forma pode acontecer que pouco depois de terminarem o período estão em ovulação. O espermatozóide vive entre horas e 3 dias ou mais, por isso se houver ejaculação durante o período e poucos dias depois ovulação, pode haver fecundação.
  • Alterações hormonais: Devido a hormônios a ovulação pode surgir mais cedo ou mais tarde. Há mesmo mulheres que ovulam com a adrenalina, e que libertam um óvulo quando sentem um pico de adrenalina.

Perceber o seu próprio organismo é fundamental. Recomendamos que leia mais sobre menstruação para perceber o seu ciclo menstrual. Pode conferir também quais são os seus dias férteis e os dias em que não engravida utilizando a nossa calculadora da ovulação. Existem também este teste online, que através de algumas perguntas vê se a sua fertilidade e o seu ciclo menstrual estão em sintonia.

 

Como engravidar? Mais mátérias

Mais informações sobre fertilidade

 

Tags: , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?