Semanas

Parto

Vídeos

Deve optar por parto normal ou cesárea?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é um dos países que mais opta por parto decesariana cesárea ou cesariana, um tipo de parto que corresponde a 80% dos realizados em estabelecimentos privados em território nacional.

No entanto, o Ministério da Saúde afirma que o parto normal é sempre a melhor opção. Deve-se ao fato de a cesárea se traduzir em um procedimento cirúrgico e invasivo, e que normalmente só é indicado quando a mulher ou o bebê correm algum tipo de risco. Conheça as vantagens e desvantagens dos tipos de parto e optar por parto natural ou cesárea.



A banalização da cesárea

A opção por cesárea está a ficar banal, isto é, existe uma rede de hospitais privados que incentivam a mulher a recorrer a este tipo de parto. Desta maneira, o parto acaba por não ser natural e transforma-se em um acontecimento de agenda, que vai depender da disponibilidade do médico.

Pode até dizer-se que a cesariana, nesses hospitais, é uma forma prática, moderna e também indolor de uma mulher dar à luz.

Também se pode pôr em causa fatores econômicos. Isto porque os médicos no privado “vivem” segundo o número de trabalhos que efetuam e não estão dispostos a gastar um número imenso de horas para efetuar um parto normal. Neste caso tempo é dinheiro. Daí se dizer que as mulheres são incentivadas a fazer uma cesárea.

A recuperação do parto normal é muito mais simples que uma cesariana. Para além disso, o bebê nasce quando quer e na hora que quer. Não é um procedimento provocado e é bastante natural.

Com o parto normal a mulher e o bebê ficam isentos de agravantes como infecções, hemorragias e tromboses. Não quer fizer que não possa acontecer, pode sim, mas neste caso o risco é bastante menor.

or

Forgot your details?