Home >>  Amamentação, Corpo da mulher  >>  De 31 a 34 semanas

De 31 a 34 semanas

De 31 a 34 semanas de gravidez

Da trigésima primeira à trigésima quarta semanas da gravidez, você poderá sentir mais as contrações. Se elas não forem superiores à média de 5 contrações por hora, serão então normais. Seus seios começam a ter leite e saem um pouco do colostro. O colostro é o líquido que alimenta o seu bebê, até que seus seios comecem a produzir leite. Sua barriga tem uma dimensão considerável e seu sono é cada vez mais complicado. Para seu conforto durante o sono, procure novas posições ou aconchegue as almofadas.

O bebê começa a ocupar o espaço dos pulmões  e a sua respiração pode variar durante essas semanas. O feto também está tomando espaço no seu estômago, assim, a partir da semana 32 da gravidez, é aconselhável fazer 5 ou 6 pequenas refeições reforçadas por dia em vez de refeições em menor frequência e pesadas.

Faltam umas 8 semanas antes de você dar à luz e volta a sentir grandes mudanças. De agora em diante, vai engordar cerca de 1/2 quilo por semana.

Recorra ao seu médico se por acaso sentir dores estomacais, se tiver a sensação de que o bebê exerce uma pressão na direção descendente ou, se pelo contrário, ele se desloca menos do que em semanas anteriores. Fale também com o médico se achar que a sua capacidade de visão diminuiu ou que perde sangue ou outros fluídos pela vagina. Embora seja normal ter contrações, o fato de estas se registrarem a cada 5 minutos durante 30 segundos desde as últimas 2 horas,  significa que você entrou em trabalho de parto.

  • Semana 31 da gravidez: A sua barriga atingiu um tamanho considerável, o suficiente para incomodá-la durante as horas de sono. Procure uma nova posição recorrendo às almofadas. O bebê começa a preencher o espaço ocupado pelos pulmões , sendo que a sua respiração poderá tornar-se difícil ao longo de estas semanas.
  • Semana 32 da gravidez: Restam apenas dois meses antes do fim da sua gravidez e você sente desconforto relacionado com o ganho de peso. Isso é normal, visto que a quantidade de sangue que  flui em suas veias aumentou cerca de 40 a 50%. Essa realidade faz com que você ganhe cerca de 1/2 quilo por mês, cuja metade corresponde ao peso do bebê.
  • Semana 33 da gravidez: Durante esta semana, muitas mulheres grávidas sofrem da síndroma do canal cárpico (ou do túnel do carpo), que se caracteriza pelo inchaço dos nervos dos pulsos. Entre os sintomas, encontram-se as dores e a dormência dos punhos e dos dedos. A causa disso é a retenção de água. Para aliviar as dores, no caso se ser noite, é melhor que mude de posição de sono para evitar essa pressão nas mãos e nos pulsos.
  • Semana 34 da gravidez: Ao fim das 34 semanas de gravidez, o seu corpo já passou por muitas mudanças e transformações. Por isso, é normal que você se sinta bastante cansada. Faltam 6 semanas para o nascimento de seu bebê e, portanto, será interessante conhecer os sinais que anunciam o início do trabalho de parto.

Tags: , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?