Home >>  Corpo da mulher  >>  Da semana 35 até ao nascimento

Da semana 35 até ao nascimento

Das 35 semanas de gravidez até ao nascimento do bebê

Você já tem mais de 35 semanas de gestação! Você está prestes a cumprir os nove meses de gravidez.

As últimas mudanças são tão importantes quanto as iniciais. Há uma mudança muito curiosa: algumas mulheres podem ver seu umbigo sobressair após os recentes alongamentos da barriga.

Por um lado, o bebê mexe-se e mete-se na posição que adotará no momento do parto. Estará ”de cabeça”, ou seja, encontrar-se-á na posição fetal, com a cabeça no fundo da bacia e repousado sobre o colo do útero. Ele pesa cada vez mais e exerce pressão sobre a bexiga. Por conseguinte, você sentirá necessidade de urinar com maior frequência. O colo do útero (ou cérvice) alonga-se, preparando-se deste modo para o parto.

O inchaço nos tornozelos e nos pés é normal nesta fase. Levante os pés e nao hesite a fazer algumas pausas.

Existe uma série de sinais de alerta para a entrada em trabalho de parto:

  • a perda de sangue de cor vermelha viva
  • o romper das águas
  • as contrações que se tornam regulares e intensas, não parando mesmo que você mude de postura

Após 9 meses de gravidez e 40 semanas de espera, chega a hora do parto!

  • Semana 35 da gravidez: A partir desta semana, o bebê prepara-se para a sua saída do útero materno: mete-se em posição fetal, com a cabeça virada para o fundo da bacia e repousada no colo do útero. Não se preocupe se ele não tiver mudado de posição. Apesar do pouco espaço de que ele dispõe agora dentro do útero, o feto pode sempre se virar um pouco antes de vir ao mundo.

 

  • Semana 36 da gravidez: Nesta semana e até ao fim da sua gestação, você não terá mais dificuldade em respirar. De fato, o útero aumentou 15 vezes mais de tamanho. E agora encontra-se situado abaixo das costelas e comprime os seus pulmões.

 

  • Semana 37 da gravidez: É provável que nesta fase você se sinta muito desconfortável e que tenha dificuldade para dormir à noite. O seu útero atinge o tamanho máximo.

 

  • Semana 38 da gravidez: Durante estas últimas semanas da gravidez e à medida que o bebê se prepara para nascer, o seu útero vai mover-se progressivamente.

 

  • Semana 39 da gravidez: A duração média de uma gravidez é de 40 semanas, mas é normal que um bebê nasça antes (parto prematuro) ou depois do tempo, entre as semanas 37 e 42 de gestação. Por isso, deve conhecer os sintomas do trabalho de parto de modo a preparar-se para ir para o hospital a qualquer momento.

 

  • Semana 40 da gravidez: O bebê está pronto para nascer! Ele alcançou seu peso máximo, sendo que você notará que ele exerce pressão sobre a sua bexiga. Por conseguinte, você sentir uma frequente necessidade de urinar. O colo do útero encontra-se dilatado e você já pode dar à luz.

Tags: , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?