Home >>  Engravidar  >>  Cuidados para engravidar

Cuidados para engravidar

Uma mulher que planeja engravidar deve ter um conjunto de cuidados.

O objetivo é modificar hábitos e identificar alterações que podem ser tratadas ou equilibradas antes do início da gestação. Isto porque as primeiras semanas de desenvolvimento embrionário são exatamente as mais sensíveis aos efeitos de agentes externos.mitos e verdades gravidez

Cuidados pré-concepcionais:

  • Preocupar-se em ter uma alimentação regular e equilibrada;
  • Praticar exercício físico regular;
  • Evitar o consumo de certas substâncias, de que são exemplo o tabaco, o álcool e drogas, pelo impacto negativo que têm na saúde em geral e na gravidez em particular;
  • Atualizar o calendário de vacinas;
  • Realizar uma consulta explicando que o seu objetivo é realizar uma avaliação pré-concepcional. Nesta situação será preocupação do médico identificar através da história clínica e pela observação física se existem alterações que necessitam ser esclarecidas ou tratadas. É também nesta altura que é importante averiguar se existem doenças familiares que devam ser orientadas para aconselhamento genético. Para além da observação inicial são normalmente realizados exames que a completam.
  • Iniciar um suplemento com ácido fólico antes de engravidar. Esta vitamina tomada diariamente diminui significativamente o risco de malformações do sistema nervoso do feto. A diabetes não controlada está entre as situações em que está aumentado o risco deste tipo de malformações. Esta simples medida reduz em 50% o seu risco.

A vantagem em procurar uma avaliação pré-concepcional e modificar  hábitos antes de engravidar está hoje em dia claramente demonstrada, sendo considerada um aspeto muito importante da saúde reprodutiva de qualidade.

Leia mais:

Como engravidar 

Tabelinha do período fértil

 

Tags: , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?