Semanas

Bebês

Como estimular o bebê

Desde o primeiro momento de gravidez é normal que os país queiram sentir a vida do bebê dentro do ventre materno, e há numerosos métodos de estimulação pré-natal. E, depois de nascer, devem manter essa preocupação com o seu desenvolvimento.

É muito importante manter umestimular bebe ambiente sereno em casa, mas não um silêncio absoluto. E muito menos ruído e barulho desgastante, que podem contribuir para estresse e hiperatividade no crescimento.



Nos primeiros três meses do bebê, o mais estimulante e que afetará sua cumplicidade com os papais ou outro membro da família é o fato de se falar com ele, dizer-lhe palavras claras e carinhosas, emitir sons que produzam reação ao ouvido. É comum que os pais o chamem por seu nome para que relacione e entenda, mas também é verdade que para o bebê será apenas um som. O bebê só responde a estímulos quando o ambiente nesse momento é o adequado. Se há mais de duas pessoas a falar, também com a luz acesa ou o televisor, estes são demasiados estímulos para o bebê e não pode escolher a qual dar mais atenção.

Você deve ser paciente. As vozes, as luzes dos espaços, música (a um volume médio ou médio baixo, nunca alto). Outro estímulo importante é o tato, como as massagens, carícias. Acumulam muitas sensações e também desenvolvem seu olfato.

Estímulos para o bebé

  • Tato: com massagens e carícias, não é necessário usar cremes
  • Audição: com as vozes dos membros da família e um pouco de música.
  • Olfato: o cheiro a que estará mais adaptado será o odor corporal das pessoas que habitualmente o pegam ao colo.  Não é necessário forçar esse estímulo, o contacto com o meio ambiente é suficiente.
  • Paladar: quando o bebê é recém nascido só se alimenta de leite materno ou artificial, mas, por sua saúde, não lhe ponha na boca nem nos lábios sabores de alimentos compostos artificiais, já que podem criar uma reação alérgica.
  • Visão: este estímulo também é dado pelo contacto com o meio ambiente, a luz e a escuridão, assim como as cores que há em seu redor.

 Também há muitos brinquedos no mercado que estão criados para estimular os bebês, mas será a partir do terceiro ou quarto mês que o bebê começará a prestar-lhes atenção.

A partir dos cinco ou seis meses, pode-se incluir atividades físicas para o bebê, que lhe permitam um desenvolvimento saudável. Por exemplo, a natação, entre muitos outros que certamente que existem em centros próprios.

or

Forgot your details?