Home >>  Dúvidas, Engravidar, Fertilidade, Reprodução assistida  >>  Como engravidar tendo menstruação irregular?

Como engravidar tendo menstruação irregular?

Como engravidar

Cara gestante, poderá ser problemático engravidar se você tiver um ciclo menstrual irregular. Mas se estiver atenta aos sinais de ovulação pode saber exatamente quando está no período fértil. Use o nosso calendário de ovulação para calcular o período fértil.

A irregularidade na menstruação é responsável por 30 a 40% dos problemas de fertilidade. Existem vários fatores que contribuem para a fertilidade, um dos é mesmo a ovulação regular.

A menstruação irregular é um ciclo menstrual que tem durações diferentes todos os meses. O incoveniente que traz é que é difícil saber qual é o dia exato em que vem o período e isso torna difícil descobrir os dias férteis para engravidar.

Desta forma o fato de você ter menstruação irregular não significa que tem um problema de fertilidade. Na verdade muitas mulheres têm ciclos menstruais ligeiramente irregulares, e isso é normal e não o deve encarar como um problema de saúde. O seu sistema reprodutor pode funcionar em pleno mesmo que o seu período não seja regular. Vai ser mais difícil saber a altura mais propícia para engravidar.

Claro que se estiver um mês ou mais sem menstruar isso significa que não fez ovulação. Se não libertar um óvulo em cada mês será menor a chance de engravidar.

No entanto não desanime se não engravidar rápido, se consultar o seu médico, podem ser-lhe administrados medicamentos para a estimular e ajudar a produzir óvulos.

Por outro lado,  deve estar atenta porque a irregularidade pode ser confundida com um atraso menstrual, ou seja, um dos sintomas iniciais da gravidez.

Aproveite as nossas dicas para engravidar e leia mais matérias sobre como engravidar.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?