Home >>  Calculadoras de Gravidez, Parto  >>  Como calcular data de parto com a Regra de Naegele?

Como calcular data de parto com a Regra de Naegele?

Um dos métodos usados para determinar a data provável do parto é a Regra de Naegele ou Regra de Nagele. A primeira dúvida de uma mulher quando descobre que está grávida costuma ser: qual é a data de nascimento do bebê?

Essa fórmula tem em conta a duração da gravidez em 40 semanas e calcula a data prevista do parto a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher.

A regra de Naegele parte do princípio que o ciclo menstrual dura 28 dias.  Pode usar esse método se o seu ciclo menstrual for regular, isto é, de 28 dias.

Pegue no primeiro dia da última menstruação e some 9 meses mais 7 dias (cerca de 280 dias). O total dá a data de nascimento do seu filho.

Atenção: Se o seu ciclo menstrual for irregular e tiver outra duração o cálculo também é adaptado. Para quem tem um ciclo de 26 dias, deve somar-se 9 meses mais 5 dias desde a última menstruação (cerca de 278 dias). E para um ciclo de 32 dias, calculam-se 9 meses mais 11 dias (perto de 284 dias).

Para calcular a data prevista do parto clique na tabela de Naegele :

Calcular parto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como calcular data do parto?

Encontre a data da última menstruação nos números a preto. Depois veja o número que se encontra por baixo, o qual corresponde à data prevista de parto (DPP). Por exemplo: se a data da última menstruação foi o 12 de Abril, o bebê deverá nascer a 17 de Janeiro do ano seguinte.

Como é um cálculo aproximado, não tem em conta as mulheres com um ciclo superior ou inferior a 28 dias. Assim sendo, a data do parto pode sofrer variações consoante a duração de cada ciclo. Apenas 5% das crianças nascem exatamente na data provável do parto. De acordo com estatísticas, na maior parte dos casos registra-se um adiantamento ou atraso de essa data prevista. Normalmente, 97% das mulheres dão à luz entre as 38 e as 42 semanas da gravidez. No primeiro caso seus bebês são conhecidos como prematuros e no segundo por pós maduros.

 

Tags: , , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?