Semanas

Corpo da mulher

Sintomas da gravidez

As cólicas na gravidez

   Cólicas na gravidez

As alterações dos hormônios no início da gravidez fazem com que você se sinta inchada e com cólicas, como se anunciasse a chegada da menstruação.

A cólica e o inchaço na barriga são um dos sintomas da gravidez mais frequentes do início da gravidez, e são causados pela progesterona, hormônio essencial para uma gravidez saudável e que produz várias mudanças no corpo das mamães. Por isso, desde o início da gravidez você pode sentir mais apertada a roupa que antes era super confortável.

O que precisa de saber sobre as cólicas na gravidez?

Primeiro e mais importante: é normal sentir cólicas na gravidez. Por diversos motivos, as cólicas são um sintoma de gravidez que aparecem do começo ao fim da gravidez, até o pós-parto. Esse sintoma de gravidez tende a piorar à medida que o útero aumenta ao longo da evolução da gravidez, dando cada vez menos espaço para o estômago e intestinos.

  • Quando começam as cólicas na gravidez: desde início, no momento que o óvulo se acopla no útero;
  • Até quando duram as cólicas na gravidez: até o pós-parto, quando as cólicas são responsáveis por colocar o útero no lugar depois do parto.

O que pode ser as cólicas na gravidez

No início da gravidez as cólicas acontecem para adaptar o útero para o bebê que começa a crescer na barriga. Essas cólicas são leves e ocasionais e se sentem mais até a 10ª semana da gravidez. No final da gravidez, as cólicas mais fortes e crescentes são um dos sintomas do parto. Mais conhecidas como contrações de Braxton Hicks, que indica que o trabalho de parto está iniciando.

No segundo semestre as cólicas costumam ser mais esporádicasAo longo de toda a grávida você também pode sentir cólicas depois do ato sexual ou mesmo se fizer algum esforço excessivo. Outro fator comum para sentir cólicas na grávidez são os gases, por isso evite alimentos que produzem mais gases.

O que fazer para controlar as cólicas na gravidez?

Este sintoma de gravidez pode durar toda a gestação, mas você pode aliviar as cólicas com os seguintes atitudes:

  • Alimente-se corretamente e beba muita água;
  • Faça refeições em pequenas porçoes, de modo a não sobrecarregar o seu sistema digestivo, guiando-se pela dose diária recomendada;
  • Opte por fazer cerca de 6 pequenas refeições diárias;
  • Mantenha a dieta da sua gravidez e evite bebidas com gás;
  • Descanse e procure atividades que te relaxe.

Quando as cólicas na grávidez podem ser um problema?

Se as cólicas forem muito intensas e evolutivas, e além disso vierem junto de outros sintomas como sangramento, febre forte, dor ao urinar, diarréia, ou outros fatores muito incômodos, comunique imediatamente ao seu médico e procure uma emergência.

Um cólica intensa acompanhada de sangramento no início da gravidez pode indicar um aborto espontâneo. Já se ocorrer antes das 37 semanas da gravidez, pode indicar um parto prematuro. Cólicas fortes com sangramento e evoluem ao longo do tempo, também pode ser um sintoma de gravidez ectópica ou até de deslocamento de placenta. Por isso, se você sentir qualquer um desses sintomas combinados, procure seu médico.

©2015 aGravidez.com es una web de Summonpress

or

Forgot your details?