Semanas

Parto

Cesárea

A cesárea (cesariana) é um tipo de parto onde é necessária uma intervenção cirúrgica que se pratica com uma anestesia epidural ou geral e consistecesárea em abrir o abdómen e o útero da mulher para efetuar o parto.

A cesárea pode ser programada com antecedência, mas também pode ser feita de urgência, inclusive durante o parto em algumas situações quando uma cirurgia cesárea é a única opção para salvar a vida do bebê e da mãe.

Quando se faz uma cesárea?

  • Um dos casos mais habituais é quando o colo do útero não dilata o suficiente e o bebê pode sofrer variações no ritmo cardíaco.
  • Outro caso habitual é quando o bebê tem a cabeça demasiado grande em comparação com o tamanho da pélvis da mulher. Um fato que nem sempre pode ser previsível antes do momento do parto.

Tipos de cesárea

Existem alguns tipos de cesária: a programada, a de emergência e a imediata. Nos últimos meses de gravidez pode-se prever uma cesária quando, em determinados casos, é melhor programar esta intervenção cirúrgica para não por em perigo a saúde da mãe e do bebê. Contudo, em algumas situações não se pode prever a problemáticas antes do parto e se recorre a uma cesária de emergência ou uma cesária imediata.

A dúvida mais comum é saber quando é necessário fazer uma cesária programada, pois nos outros dois casos não é possível prevê a cesária.

Como se faz uma cesárea?

Muitas grávidas se perguntam em que consiste o parto por cesárea. A cesária realiza-se numa sala cirúrgica, e normalmente não se permite que a mãe veja o que se denomina por “campo de operação”, por isso cobre-se o corpo com uma toalha a partir do peito. Primeiramente coloca-se uma sonda urinária para vazar a bexiga.

O cirurgião faz uma incisão horizontal por cima da púbis e corta-se os tecidos que vão permitir chegar ao útero. Depois, movimenta-se ligeiramente a bexiga para poder tirar o bebê.

Por último extrai-se a placenta e com linha, ou agrafos, cerra-se de novo a camada de pele que foi aberta. A cesárea dura aproximadamente uma hora, e a recuperação é de mais ou menos três dias.

 Tipos de anestesia para a cesárea

  • Epidural
  • Anestesia raquídea
  • Anestesia geral
or

Forgot your details?