Home >>  Bebê mês a mês, Bebês, Guia  >>  Bebê de 10 meses

Bebê de 10 meses

Com dez meses o bebê está mais autônomo. O desenvolvimento da personalidade acompanha o crescimento. Anda com ajuda e engatinha pela casa, consegue agarrar objetos mais pequenos.

NESTE MÊS:+ 200 a 300 gramas de peso
+ 1 cm de altura
+ 0,5 cm circunferência cefálica (medida da cabeça)
10meses

Desenvolvimento e evolução do bebê com 10 meses

Com dez meses de idade muitos bebês conseguem estar de pé e mesmo dar os primeiros passos. Movem-se com mais agilidade, sentam-se com firmeza e gatinham com o tronco paralelo ao chão. Os dedos da mão conseguem agarrar coisas mais pequenas, que vão parar à sua boca.

Agora o bebê consegue associar as palavras aos objetos e às pessoas, por isso é importante que lhe diga os nomes dos seus brinquedos e das coisas ao seu redor. Pode ser uma criança tagarela e falar muito. Embora não se entenda deve responder. Pode ser mais caladinho mas vai apontar as coisas para expressar o que quer. A sua personalidade começa a sobressair e vai perceber os seus gostos: o bebê pode não gostar da cadeirinha ou do carrinho e pode ficar ansioso na presença de desconhecidos. Uns bebês são tímidos e se escondem, outros sorriem para qualquer desconhecido que se aproxime. Socialmente ele pode brincar junto de outras crianças, embora ainda não brinque com elas.

O bebê pode ganhar afeto a um objeto em especial, o chamado objeto de estimação. Pode ser um brinquedo, uma manta ou outra coisa. Ele vai querer levar para todo o lado. Deve aceitar isso, é normal e pode ajudá-lo a combater a ansiedade da separação.baby-taking-first-steps

Estimulação e brinquedos para o décimo mês de idade

A curiosidade do bebê torna imprescindível que você torne a sua casa à prova de bebê! Ele vai levar tudo à boca. Providencie brinquedos atraentes para ele. Livros, cubos, argolas, bolas e peluches, com vários tamanhos e texturas. Cuidado com fichas, brinquedos e eletrodomésticos com pilhas, telemóveis, comandos de televisão… Se ele encontra, vai meter na boca.

A linguagem é importante, é essencial que fale para ele e explique o que está a fazer. Assim ele vai aprender a relacionar as palavras com as coisas. Os processos de imitação e criatividade são essenciais, por isso mostre-lhe músicas, instrumentos e brinquedos com sons e luzes, dance e ajude-o nos movimentos.

Uma sugestão de jogo para fazerem os dois: esconda um brinquedo musical num sítio onde a criança não o veja. Ponha o brinquedo a tocar e pergunte onde está a música. Quando ele se virar para a música, felicite e dê o brinquedo para ele.

Alimentação para bebê de 10 meses

Os bebés usam as gengivas e língua para amolecer e esmagar os alimentos, por isso não se preocupe pelo facto do seu bebé não ter dentes. O cardápio para um bebê de 10 meses deve incluir ainda leite materno, puré de frutas, puré de legumes, cereais… Alguns pais iniciam bolachas e iogurtes tipo danoninho, mas só é aconselhável inserir estes alimentos mais doces depois dos 12 meses. Agora deve incluir comidas sólidas em bocadinhos pequenos, como banana esmagada. O bebê de 10 meses já tem coordenação suficiente para agarrar uma colher, por isso deve incentivar a que a segure uma colher apropriada e que segure um copo de plástico nas refeições.

Gainesville-Baby-Photographer_012

<<MÊS ANTERIOR    MÊS SEGUINTE>>

Ir para todos os meses

Tags: , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?