Home >>  Corpo da mulher, Dúvidas  >>  Aumento de peso na gravidez

Aumento de peso na gravidez

Durante a gravidez, é fundamental fazer um bom controlo de peso. Um aumento excessivo de peso ou menor que o normal poderá ser prejudicial para sua saúde e do bebê, por isso convém vigiá-lo.aumento de peso gravidez

Qual é o aumento de peso normal?

Em regra, as mulheres grávidas geralmente aumentam uma média de um quilo por mês, chegando aos 12 quilos a mais no final da gravidez. Este cálculo é aproximado, e se baseia no peso médio de 3,2 quilos do bebê, 700 gramas da placenta, meio quilo do líquido amniótico, e o aumento de volume do útero, do peito, do volume da circulação sanguínea… Em qualquer caso, o aumento de peso é variável, podendo oscilar entre 11 a 15 quilos.

E se peso mais? E se não chego a esse peso?

Se você aumenta desproporcionalmente de peso e chega a pesar mais de 14 ou 15 quilos que no início, é possível que requeira um especial cuidado por parte de seu médico.

Por outro lado, engordar menos de um quilo por mês também não é normal. Isto poderia significar que existe um baixo peso fetal, ou seja, que o aumento de peso da criança não é o adequado para sua idade gestacional, ou que existe um atraso no crescimento uterino.

Por isso, é fundamental a medição sistemática em cada controlo da altura uterina e de peso. Mediante a ecografia pode-se controlar o crescimento fetal e deduzir se este é normal (aproximadamente 3200 gramas), se é maior que o normal (ou seja, mais de 4 quilos) ou menor (atraso do crescimento intrauterino, ou seja menor de 2500 gramas).

Para saber se tem o peso adequado, use nossa calculadora de ganho de peso na gravidez aqui.

 

Tags: , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?