Semanas

Sintomas da gravidez

A temperatura corporal alta

Temperatura corporal alta na gravidezTenha em conta que a temperatura corporal alta é mais um dos sintomas da gravidez. A temperatura corporal costuma ser ligeiramente mais alta durante o período de ovulação, com um aumento de cerca de 0,5º C do valor normal. Por norma, a temperatura corporal de base que uma pessoa registra quando acorda é de 36,5ºC.

Controlando essa temperatura, pode descobrir o seu período fértil e quais os melhores dias para engravidar. Se agitar bem o termômetro para reduzir o nível de mercúrio e se dormir, pelo menos, quatro horas, o resultado da medição será mais preciso.

Para controlar bem a temperatura, aponte as variações num caderno, todas as manhãs, desde o primeiro dia do ciclo de menstruação. É aconselhável fazer essa medição via vaginal ou oral, tendo em conta que por via retal a temperatura do corpo apresenta mais 0,5ºC que normal.

Com esses dados, pode criar um gráfico apresentando os dias do ciclo na faixa vertical e as variações de temperatura na horizontal.



Analisando o gráfico, poderá constatar que a partir do primeiro dia, que a temperatura inicial baixa atingirá, ao fim de alguns dias, um ponto alto – o tão esperado momento da ovulação.

Calendário da Ovulução

Temperatura corporal alta no início da gravidez

A temperatura corporal alta é um dos primeiros e mais sutis sintomas da gravidez, pois quando um óvulo é fecundado por um espermatozóide, a tempratura corporal tende a se manter. Por isso, se a temperatura não registrar nova queda a poucos dias antes da chegada da menstruação, é porque alcançou o seu objetivo: está grávida! Faça um teste de gravidez para confirmar a gravidez.

O gráfico esclarece também qual o seu período de fertilidade, que decorre desde três dias antes da ovulação até ao dia posterior a esta. Um conselho: treine a medição de temperatura de base, pelo menos durante três ciclos, para poder conhecer bem e conseguir prever a sua ovulação.

Quando a temperatura corporal alta é um risco para a gravidez

Não confunda temperatura alta com febre. Se a tempratura corporal passar de 37,8 em qualquer fase da gravidez, fique atenta, isso certamente é um sinal de problemas como infecções, por exemplo.

A febre alta produz uma substância chamada prostaglandinas e pode causar sérios dados a gravidez. Se for no ínicio, pode causar malformação fetal, pois atinge o sistema nervoso da criança. Se for no final da gravidez, pode induzir ao parto prematuro e em qualquer fase durante os 9 meses, pode ser um sinal de aborto espontâneo. Por isso, se sentir febre, tome um paracetamol, tome um banho e continue monitorando a temperatura. Se a febre não baixar rapidamente, vá diretamento a uma urgência e avise ao seu obstetra.

or

Forgot your details?