Semanas

Sintomas da gravidez

A pressão baixa na gravidez

Pressao arterial baixaA pressão baixa é mais um dos sintomas da gravidez, mas que na reta final desta regressa ao seu valor normal. Aferir a pressão arterial é importante para evitar problemas como a pré-eclampsia, caraterizada pela eliminação de proteínas através da urina.

A medição da pressão arterial é feita nas consultas do pré-natal depois da 20ª semana de gestação, porque a partir do sexto mês de gestação a mulher produz mais sangue, o qual deve chegar ao coração e ao corpo. Esse sangue é o veículo que transporta oxigênio e nutrientes ao bebê,  junto com a placenta e ao cordão umbilical.

Pressão baixa na gravidez é normal?

A pressão arterial tende a ficar mais baixa a partir do momento em que o hormônio da progesterona, que adquire um produção maior durante a gravidez, relaxa as paredes dos vasos sanguíneos.

Como consequência, com a pressão arterial baixa, algumas mulheres sentem vertigens e desmaiam, face a um maior esforço de se levarem rápido ou de ficarem de pé durante muito tempo. A pressão baixa pode ser um problema se é a mulher começar a ter muitos desmaios e isso a impedir de ter uma vida normal durante a gravidez.

Para aquelas mulheres que apresentavam um nível de pressão arterial alta antes deste estado de gravidez, o médico pode controlar a situação através de ingestão de medicamentos durante a gestação sem afetar o bebê.

Sintomas da pressão baixa na gravidez

Uma mulher que normalmente tenha pressão baixa conhece bem os sintomas de pressão baixa. Na gravidez não é diferente. Os sintomas da pressão baixa na gravidez são:

  • Sentir-se sem forças;
  • Sentir calafrios pelo corpo;
  • Visão embaraçada;
  • Sentir tontura;
  • Em alguns casos, dores de cabeça.

O que fazer quando tiver pressão baixa na gravidez?

O maior risco da pressão baixa na gravidez é que a grávida chegue a desmaiar e sofra alguma queda muito brusca, o que pode ser ariscado em qualqur fase da gravidez, desencadeando um aborto espontâneo ou um parto prematuro. Se sentir algum dos sintomas citados acima, faça o seguinte:

  • Pare onde você estiver e sente-se. Isso evita que você caia de forma brusca e ainda ajuda a sua circulação voltar ao normal;
  • Sente-se e coloque a cabeça entre as pernas dobradas; Respire fundo;
  • Quando sentir-se melhor, coma alguma coisa com sal, como uma bolacha, ou ponha um pouco de sal embaixo da língua.

Uma dica importante é sempre ter algo salgado dentro da bolsa para caso precise. Além disso, coma pequenas porções de comida a cada 3 horas para evitar que sua pressão baixe. Evite lugares com muita gente e com muito calor. Evite bebidas álcoolicas. Outra dica é sempre fazer movimentos suaves para mudar de posição, a mudança brusca de posição podem fazer com que sua pressão baixe de repente.

 

 

©2015 aGravidez.com es una web de Summonpress

or

Forgot your details?