Home >>  Corpo da mulher  >>  A mulher nas semanas 1, 2 e 3 da gravidez

A mulher nas semanas 1, 2 e 3 da gravidez

O início da gravidez corresponde ao primeiro dia do último ciclo menstrual. Se você se encontra grávida de 3 semanas significa que na realidade passou apenas 1 semana desde que o seu bebê foi concebido.

Durante as semanas 1, 2 e 3 da gravidez, não se verificam mudanças físicas evidentes no corpo da mulher.

Corpo de grávida durante semanas 1, 2 e 3 da gravidez

mulheres que não manifestam sinais de gravidez e que só a descobrem por um atraso da menstruação.

Antes de descobrir que estao grávidas muitas mulheres atravessam uma fase de mistura confusa de sentimentos, preferindo repetir o teste de gravidez para ter a certeza.

Outras, por já nao ser sua primeira gravidez, apercebem-se do seu estado com maior facilidade.

Os sinais da gravidez podem ser vários:

No entanto, você pode tomar algumas medidas que lhe permitem controlar esses sintomas.

A ação dos hormônios também causar instabilidade em seu estado emocional. Você pode ter mudanças de atitude, se enervar… Tente ser positiva, porque a gravidez é uma fase única na sua vida. Tente pôr de parte medos e inseguranças, de modo a sentir-se bem durante ao longo deste período.

No entanto, se você vir algo fora do normal, deve consultar o seu médico.

Na primeira semana, o médico que calcula a data prevista do parto, tendo em conta o início da última menstruação e assinala a data na cédula pessoal da gravidez. Você também pode usar a calculadora! A gestação dura cerca de 280 dias, ou seja, cerca de 40 semanas. Embora o seu corpo não mude muito nesta fase, o do bebê começa a se desenvolver dentro de si, principalmente o cérebro e a espinha dorsal.

Na segunda semana, os ovários amadurecem o ovo, que vai ser expelido pela trompa de Falópio, durante a ovulação. Isto ocorre dos 12 aos 16 dias anteriores ao início do ciclo seguinte. Nesta fase, muitas mulheres padecem de corrimento vaginal e outras de algumas dores.

Por último, na terceira semana, se realiza a concepção, da fusão de um espermatozóide com o óvulo. Nasce uma célula destinada a formar um embrião.

De igual modo, ao curso do primeiro trimestre de gravidez, a mulher não ganha muito peso nem evidencia o seu estado de gravidez.

No entanto, o seu organismo sofre algumas alterações, principalmente ao nível emocional em que se habitua à ideia de ser uma futura mãe.

Nesse primeiro trimestre, ela passa a pesar cerca de 0.9 a 1.8 quilos, dos quais 650 gramas correspondem ao peso do feto.

Se você ainda não adquiriu um suplemento de ácido fólico, pense em o fazer o quanto antes e em o usar durante todo o primeiro trimestre de sua gravidez. Deverá tomar cerca de 0,4 miligramas por dia. É este ácido fólico que diminui o risco de o bebê vir a ter problemas como anomalias no tubo neural, espinha bífida ou fenda palatina.

 

Tags: , , , , , , ,

Gostou deste post?
Gostaria de manter-se atualizada(o)?