Semanas

Complicações

Dúvidas

Parto

A gravidez múltipla é uma gravidez de risco?

Gravidez múltiplaA gravidez múltipla é algo fora do comum. O corpo da mulher está preparado para conceber um filho de cada vez e, por isso, podemos falar aqui de gravidez de risco. Contudo, se você sabe que está grávida de gêmeos, ou mesmo mais bebês, fique tranquila: gravidez múltipla não significa obrigatoriamente gravidez e parto complicados. Embora a futura mãe de uma gravidez múltipla esteja mais exposta a doenças, uma atitude calma é a melhor postura a tomar para enfrentar esta situação.

Algumas das complicações que uma gravidez múltipla pode provocar são: anemia, diabetes gestacional,  pré-eclâmpsia, hemorragia anterior ao parto ou parto prematuro. As consultas médicas costumam ser mais freqüentes numa gravidez múltipla que em uma normal. Mas, com uma boa vigilância estas complicações podem ser controladas.

Como se produz uma gravidez múltipla?

Gêmeos falsos. Nascidos de dois óvulos que são fecundados por dois espermatozoides. É como se se realizassem duas gravidezes simultâneas, cada uma com a sua própria placenta, o que reduz os riscos de complicações . Este é o tipo mais freqüente de gravidez múltipla. As crianças podem ser de sexos diferentes e assemelham-se como qualquer irmão ou irmã que não são gêmeos.

Gêmeos verdadeiros. Apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide (1 ovo) e depois é dividido em duas ou mais células que continuam o seu desenvolvimento, resultando em dois ou vários embriões que partilham a mesma placenta. Seus gêmeos terão as mesmas características físicas e emocionais, além de serem do mesmo sexo, isto porque partilham o mesmo património genético.

  • Se o ovo se divide durante as 48 horas que se seguem à fecundação, serão formadas 2 placentas e 2 bolsas de líquido amniótico.
  • Se a divisão de efetuar entre 3 a 8 dias após a fecundação, apenas uma placenta será formada e a mesma alimentará 2 bolsas de líquido amniótico. Esta é a gravidez mais comum.
  • Se essa divisão ocorre 9 a 12 dias depois da fecundação, existirá apenas uma placenta e uma bolsa para 2 ou mais bebês. Esta gravidez representa apenas 1% dos casos existentes.
  • Se isso ocorreu nas últimas 13 semanas, apenas 1 placenta e 1 bolsa serão criadas, mas os futuros bebês vão ser irmãos ou irmãs siameses/siamesas. Este exemplo corresponde a 1 em 100 casos.

No caso de nascimentos múltiplos, existe uma maior probabilidade de que o parto se faça por cesariana do que em gestações em condições normais. De qualquer das formas, isso tudo depende da evolução da sua gravidez, e da posição em que se encontre seu bebê durante o parto.

Posso amamentar todos os meus bebês?Gêmeos

Não pense que a quantidade de leite que seus seios produzem será insuficiente para seus bebês. Você terá o dobro do peso de uma grávida de único bebê, mas estará duas vezes mais expostas aos hormônios. Você terá mais de um bebè, mas os seus seios estarão duplamente estimulados e a produção de leite será suficiente.

 

or

Forgot your details?