Semanas

Exames de gravidez

Fertilidade

Teste de gravidez

5 coisas que podem dar errado no teste de gravidez

Embora o teste de gravidez seja a forma mais simples e segura de descobrir se está grávida, há alguns aspectos que podem induzir o teste em erro e influenciar o resultado. Desta forma podem aparecer falsos negativos e falsos positivos de gravidez.

O que pode dar errado no teste de gravidez?

Dentre os tipos de testes de gravidez, o exame de sangue é o mais seguro. Contudo, o teste de gravidez de farmácia é confiável, pois tem uma margem de erro menor que 1%. Mas o que pode dar errado no teste de gravidez? A resposta está sempre no hormônio da gravidez: a GCh:  gonadotrofina coriônica humana. Todos os tipos de testes de gravidez leem este hormônio, mas há alguns fatores que podem alterar os valores do hormônio e dar erro no teste de gravidez.



teste-de-gravidez

1. Demasiado cedo

Se fizer o teste muito cedo os valores do hormônio podem ainda ser tão baixos que o exame não os deteta e fornece um falso negativo. O indicado é fazer o exame de gravidez depois do dia em que é suposto vir a menstruação. Se fez o teste antes e deu negativo, pode tentar de novo alguns dias depois, porque nas primeiras semanas os níveis de GCh sobem todos os dias.

teste-de-gravidez

2. Beber demais

É simples: ingerir demasiados liquídos antes de fazer o teste de gravidez vai provocar uma urina mais diluída, com mais percentagem de água. Isso também significa que os níveis de GCh se tornam mais difíceis de detectar.

3. Medicamentos de fertilidadeteste-de-gravidez

A maior parte dos medicamentos não afeta o resultado. Só os medicamentos que contêm GCh é que podem influenciar o resultado do teste. Normalmente estes medicamentos são injetados. Neste caso, o teste de gravidez pode ser feito quando não esteja sob o efeito da medicação para fertilidade.

teste-de-gravidez4. Gravidez recente

Depois de um parto, a hCG pode demorar até 3 semanas para voltar aos níveis normais. Se fizer o teste de gravidez durante esse período, é impossível saber se o resultado positivo é causado por uma nova gravidez ou pela hCG da gravidez anterior. Nesse caso, recomendamos que consulte o seu médico.

teste-de-gravidez5. Aborto recente

Após um aborto espontâneo ou induzido, a GCh pode demorar até 9 semanas a voltar aos níveis normais. Se fizer o teste durante esse período, é impossível saber se o resultado positivo é causado por uma nova gravidez ou pela hCG da gravidez anterior. Mais uma vez, recomendamos que consulte o seu médico.

or

Forgot your details?